03. Produção e Recepção de Textos Artísticos
Questão 1
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Neste caso, da obra Bicho de bolso, pode-se ver que ela é feita de placas de metal triangulares e composta de formas geométricas articuláveis entre si. Na imagem, a escultura está sendo manuseada para que se perceba que o espectador terá de mexer na obra, transformando-a, a cada novo arranjo, em um bicho que talvez seja visto só por quem a manuseou, ou seja, caberá ao espectador um contato interativo, com a participação efetiva do espectador na obra.
Questão 2
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A opção [E] apresenta uma paródia, pois estabelece intertextualidade com a célebre obra de Leonardo da Vinci, início do séc. XVI, provocando o humor. Ao incorporar a figura clássica o rosto de Mr. Bean, personagem cômico bastante conhecido atualmente, o autor misturou personagens de épocas diferentes, como se afirma no preâmbulo da questão.
Questão 3
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A obra pertence à fase Pau-Brasil de Tarsila do Amaral, no contexto do Primeiro Tempo do Modernismo brasileiro. A ruptura com o detalhismo da arte académica dos movimentos anteriores, a exaltação da natureza tropical e a valorização da brasilidade, com a representação de tipos humanos, como caboclos e negros, caracterizam a nova estética de que "O mamoeiro" é exemplo.
Questão 4
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A imagem de uma cadeira integrada ao tronco de uma árvore permite uma interpretação diferente da que é dada a um objeto que faz parte do cotidiano vulgar, ganhando um significado múltiplo e ilimitado. Por isso, a obra apresenta características abstracionistas que permitem amplas leituras, como se afirma em [D].
Questão 5
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Com exceção da alternativa [B], em todas as outras há afirmações erradas:
[A] A arquitetura modernista não preconizou a imposição sobre a natureza;
[C] Não há colunas de linhas quebradas e rígidas na arquitetura do Palácio da Alvorada;
[D] Os prédios de Brasília não são elevados e sustentados por colunas;
[E] Não há grades de proteção separando jardins e praças das áreas úteis dos prédios.
Questão 6
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Sobre a obra "O pagador de promessas", Almeida Prado destaca a criação do herói ideal através do protagonista Zé do Burro e o enredo que se desenvolve com nítidos propósitos de evidenciar não só questões socioculturais da vida brasileira, mas também o comportamento moral e ético do ser humano no contexto da sua realidade. Assim, depreende-se que, na avaliação do crítico literário, a interação da tradição local com elementos universais são fatores essenciais para a elaboração de uma boa peça teatral. Assim, é correta a alternativa [C].
Questão 7
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
[Resposta do ponto de vista da disciplina Sociologia]
Tal como nos Estados Unidos, também nas periferias dos centros urbanos brasileiros predominava a população negra. O surgimento do hip-hop é, portanto, a expressão cultural dos próprios jovens da época, que encontravam nos bailes black uma forma de afirmação de sua própria identidade.
[Resposta do ponto de vista da disciplina Português]
[A] Não havia lazer gerado pela diversidade de práticas artísticas, pelo contrário, os "bailes black" eram uma das poucas alternativas de lazer antes inexistentes.
[B] Esses bailes foram inspirados pela black music americana.
[C] Não houve subversão, apenas difusão da moda americana.
[D] Correta. Havia a necessidade dos meninos das periferias paulistanas e cariocas verem a cultura negra mais valorizada.
[E] Houve uma adaptação do estilo americano para o brasileiro.
Questão 8
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A questão segue fiel à linha multidisciplinar.
Parlenda - Versos de cinco ou seis sílabas recitados para entreter as crianças.
Bumba-meu-boi é uma dança, música regional brasileira, do ciclo natalino, difundida em todo o país com variedades locais, cujo personagem central é um boi que morre e ressuscita (Sin.: boi-bumbá, boi-calemba, boi-calumba, bol-culemba, boi-de-mamão, boi-de-matraca, boi-de-melão, boi-de-orquestra, boi-de-reis, boi-de-zabumba, boi-melão, boi-pintadinho, boi-surubi, boi-surubim, boizinho, bumba, bumba-boi, cavalo-marinho).
Saci-pererê é uma entidade do folclore brasileiro ou um dos passos da dança frevo.
Boi-ltatá e um mito Indigena simbolizado por uma cobra de fogo ou de luz com dois grandes olhos, ou por um touro que lança fogo pelas ventas. Está relacionado também com a indicação de tesouros ocultos, a proteção dos campos contra incêndios ou que é uma encarnação de alma penada. Pode ser sinônimo de bicho-papão - monstro imaginário.
Maracatu- "dança em que um bloco fantasiado, bailando ao som de tambores, chocalhos e gonguê, segue uma mulher, que leva na mão um bastão em cuja extremidade tem uma boneca ricamente enfeitada (a calunga) e executa evoluções coreográficas, música popular inspirada nessa dança" (Dicionário Houaiss).
Cordel: relativo ou pertencente à literatura popular de regiões nordestinas, com forte influência europeia
Catira- dança regional do sul do Brasil, Minas Gerais e Goiás. É de origem indigena, extraído da língua Tupi. É uma espécie de sapateado brasileiro executado com “bate-pé" ao som de palmas e violas. Tanto é exercitado somente por homens, como também por um conjunto de mulheres.
Samba - “Dança popular brasileira, de origem africana, com variedades urbana e rural, cantada e muito saracoteada, compasso binário e acompanhamento obrigatoriamente sincopado, que se tornou dança de salão universalmente conhecida e adotada; composição musical própria para essa dança, espécie de dança de roda com características de batuque; baile agitado" (Dicionário Michaelis).
Diante dos significados das expressões, a alternativa correta é a letra E, pois catira e samba integram a mesma categoria folclórica da dança.
Questão 9
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A frase "Até hoje existe essa cultura, essa celebração" deixa clara a ideia de que há preservação de uma identidade. Em relação à gestualidade ancestral, justifica-se pela frase "Todos os tipos de dança vêm dos primeiros xavantes", e, em relação à novidade dos cantos a serem entoados, justifica-se pelas frases: "O padrinho é como um professor, um preparador físico dos adolescentes. Por exemplo, o padrinho sonha com um determinado canto e planeja para todos entoarem", ou seja, cada padrinho traz uma novidade.
Questão 10
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Nem o artesanato é algo do passado, nem os artistas populares estão incapacitados de pensar, como afirmam as opções A e B. A referência a normas rígidas aprendidas em escolas preparatórias e a delimitação de artesanato a produção particular de uma determinada região tornam inadequadas as opções D e E. De fato, apenas C está correta, pois o artista popular e o artesão exprimem em seus trabalhos determinada formação cultural.
Questão 11
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
[A] O texto só se refere ao clichê para dizer que este é posterior a xilogravura.
[B] O texto fala exatamente o contrário: que o cordel não mudou a sua técnica original.
[C] Alternativa sem correspondência com o contexto apresentado.
[D] Alternativa sem correspondência com o contexto apresentado.
[E] correta. Ao manter o passo a passo da técnica originalmente utilizada para a confecção do cordel, manteve-se uma tradição, uma identidade.
Questão 12
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O choro e o samba são músicas tradicionalmente brasileiras, nascidas a partir do lundu, no caso do samba e da música barroca, no caso do choro. Tocadas pelos negros recém-libertados que foram morar nos morros do Rio de Janeiro, foram criadas em meados do século XX, no Rio de Janeiro. Ambas são acompanhadas pelo violão e o cavaquinho, instrumentos populares na época.
Questão 13
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A alternativa "c" propõe-se como verdadeira, tendo em vista a possibilidade de múltiplos gêneros serem convertidos em uma linguagem teatral, bastando para isto, que se façam as adaptações necessárias como um todo.
Questão 14
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A peça teatral O santo e a porca é da autoria de Ariano Suassuna, escritor paraibano que sempre dedicou atenção especial ao conhecimento das formas de expressão populares tradicionais da região. Assim, é correta a opção [B], pois o emprego das expressões "o peste" e "cachorro da molest'a', termos linguísticos típicos da cultura nordestina, contribui para caracterizar o falar dessa região.
Questão 15
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
O texto teatral, também chamado de texto dramático, é constituído por dois corpos que se interligam: um, principal, que compreende as falas dos atores que são ouvidas pelos espectadores, e um texto secundário, que se destina ao leitor ou aos profissionais que vão encenar a peça, denominadas rubricas. No texto de H. Zorzetfi, a fala de Dona Cotinha é entremeada de observações entre parênteses (rubricas) que servem para indicar aos atores a forma como o autor pensou a cena. Assim, é correta a opção [D].
Questão 16
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Gênero da literatura autobiográfica, o diário registra as vivências e sentimentos de um "eu" face ao mundo que o rodeia, em tom intimista e confidente, como acontece na música "Querido diário", de Chico Buarque. A última estrofe é claramente introspectiva, já que o narrador reflete sobre o que o incomodou naquele dia ("Hoje o inimigo veio me espreitar/Armou tocaia lá na curva do rio") e assume posição de resistência face às agressões que sofreu ("Trouxe um porrete a mó de me quebrar/Mas eu não quebro porque sou macio, viu"). Assim, é correta a opção (E).
Questão 17
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
As esculturas de corte e dobra são marcantes dentro da pesquisa tridimensional de Amilcar de Castro. As experiências realizadas por ele têm sua origem na estética concretista, na qual ele aprofunda. A estrutura dessas obras, é justamente a dobra, a resistência do aço que fornece a estrutura das esculturas no espaço tridimensional e que dará o tom de suas composições, entre corte e dobras.
Questão 18
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A imagem que reproduz uma gravura de Oswald Goeldi constante no texto I, assim como o artigo publicado na Revista de Arte, Mídia e Política sobre o mesmo autor revelam características da sua obra carregada de alusões aos dramas existenciais em que a morte, solidão e medo são presença constante. Desta forma, deduz-se que foi fortemente influenciado pelo movimento estético do Expressionismo, vanguarda europeia do início do séc. XX a que está vinculado Alfred Kubin. Assim, é correta a opção [A].
Questão 19
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
O grafiteiro Speto é considerado hoje um dos principais nomes da arte de rua do país, através de obras influenciadas pela cultura africana, pelo hip hop e pelas xilogravuras da literatura de cordel, representativa da cultura nordestina como a que é representada na imagem do texto I. Assim, é correta a opção [D].
Questão 20
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A última fala de Odorico, concedendo o direito de ser sepultado no novo cemitério a quem votasse nele e o confessasse ao padre na hora da extrema unção, revela os procedimentos típicos do exercício do poder por estruturas oligárquicas e personalizadas que usam os cidadãos para atenderem aos seus próprios interesses. Assim, a peça O bem-amado, de Dias Gomes, além da função de entretenimento, pretende criticar satiricamente o comportamento de pessoas públicas, como se afirma em [A].
Questão 21
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
É correta a opção [D], pois o texto é construído pela reiteração da expressão "É preciso" que antecede uma série de ações de apelo vital, consideradas pelo eu lírico como necessárias perante a consciência da morte inevitável: "É preciso sobreviver para verificar", "E preciso enquanto é tempo não morrer na via pública".
Questão 22
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Uma das propostas da cerâmica contemporânea é ativar outros sentidos para além da função utilitária. Neste aspecto, a pesquisa da artista sugere tais possibilidades estéticas e de apreciação da obra.