03. Características e Transformações das Estruturas Produtivas
Questão 1
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Apesar de avanços expressivos na produção e produtividade agrícola através de políticas públicas, financiamentos e incentivos ao agronegócio, o Brasil ainda apresenta predomínio de imóveis improdutivos em praticamente todas as regiões (exceção da região Sul). A alternativa [B] é falsa, não há relação de causa e efeito entre a forma como as terras agrícolas são estruturadas pela sua posse em comparação à fertilidade dos solos. A alternativa [C] é falsa, o percentual de imóveis produtivos não se iguala ao número de imóveis produtivos. A alternativa [D] é falsa, a região Norte é a que possui mais imóveis improdutivos. A alternativa [E] é falsa, não há relação de causa e efeito entre as categorias dimensionais (que estipulam o tamanho da propriedade) e políticas de reforma agrária.
Questão 2
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A capacidade humana de manusear objetos em conjunto com um cérebro grande o suficiente para promover associações, entre outros aspectos, possibilitaram ao homem ao longo do tempo que ele se destacasse no reino animal e criasse a civilização. O artesanato está entre as primeiras formas de trabalho do homem. A alternativa [A] é falsa, no artesanato trabalha-se manualmente. A alternativa [C] é falsa, emprega energia animal. A alternativa [D] é falsa, no artesanato não há máquinas nem salário. A alternativa [E] é falsa, não existem tecnologias modernas como gerenciamento e determinação do rimo de produção.
Questão 3
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A imagem acima se refere ao “fordismo”, maneira de organizar a produção a partir de linhas de montagem, em que cada operário realiza uma atividade específica sem se deslocar pelo local de trabalho, num processo que pode ser classificado como de especialização ou de repetição. Tal modelo procurou aperfeiçoar o modelo anterior — porém contemporâneo — que era o Taylorismo, que justificava o ganho de tempo do trabalho do operário como fundamental para o aumento da produtividade e, consequentemente, do lucro da empresa. Tais modelos de organização do trabalho implicam em grande controle do trabalho por encarregados e determina um processo maior de alienação do trabalhador sobre aquilo que produz.
Questão 4
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O Taylorismo foi um sistema de organização industrial surgido no século XX com o objetivo de aperfeiçoar a produção. Dentre seus objetivos, podemos citar: utilização de métodos de padronização da produção para evitar o desperdício produtivo, adoção de métodos para evitar a fadiga dos trabalhadores e disciplina da distribuição das tarefas.
Questão 5
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Diferentemente do Modelo 1 (tipicamente fordista), o segundo modelo (normalmente associado ao toyotismo) não apresenta a necessidade de estoque. Isso porque a produção é feita na lógica just in time, ou seja, somente mediante a demanda. Isso tira a necessidade de criação de locais de armazenamento, diminuindo os custos e a possibilidade de crise de superprodução.
Questão 6
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Com o processo de globalização, a difusão geográfica das novas tecnologias permitiu a modernização das linhas de produção nas indústrias. O avanço da automação industrial aumentou a produtividade e lucro das empresas. Entretanto, causou consequências perversas como o crescimento do desemprego estrutural, isto é, o provocado pela modernização tecnológica.
Questão 7
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Ao longo da história, o avanço tecnológico com as sucessivas técnicas de iluminação noturna permitiu a “colonização da noite” para as atividades sociais e produtivas. Este processo foi concomitante ao desenvolvimento do capitalismo, permitindo utilizar cada vez mais o período noturno para o trabalho humano e, evidentemente para ampliar a produção e lucratividade.
Questão 8
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A qualidade de vida fica comprometida em áreas metropolitanas no Brasil, onde, em geral, os índices de poluição da atmosfera são elevados. Pessoas que se locomovem em bicicletas, por exemplo, ficam mais expostas à respiração de ar poluído, podendo diminuir a expectativa de vida. A alternativa [A] é falsa: as áreas mais urbanizadas do país que tiveram crescimento acentuado a partir da década de 1970. Mostraram constante queda na taxa de fecundidade; A alternativa [C] é falsa: com menor taxa de natalidade e de mortalidade, as grandes áreas urbanas mostram diminuição do crescimento vegetativo; A alternativa [D] é falsa: a população idosa, juntamente com a população infantil, está entre as que mais sofrem com a poluição; A alternativa [E] é falsa: a redução da população de jovens, no caso, se dá pelo processo de urbanização que tende a diminuir as taxas de crescimento populacional.
Questão 9
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A ocupação do território brasileiro se fez a partir do litoral desde o período colonial e o país foi sendo ocupado e interiorizado gradativamente. A mineração no século XVII, a cafeicultura e a extração de borracha no século XIX, são exemplos de ciclos de atividades econômicas que provocam migrações e interiorização da população. Mais recentemente o desenvolvimento agrícola descortinou a última fronteira a ser ocupada no Brasil, as regiões Norte e Centro-Oeste. Nos governos militares a partir dos anos 1970, através dos Planos Nacionais de Desenvolvimento, as regiões passaram a receber investimentos em projetos econômicos e fluxos migratórios. Atualmente o agronegócio promove mais um ciclo de crescimento com a introdução de novas atividades econômicas nos setores secundário e terciário. A alternativa [A] é falsa, a modernização tecnológica ainda não atinge o território de forma homogênea, mantendo-se desequilíbrios socioeconômicos regionais. A alternativa [B] é falsa, favoreceram o crescimento econômico regional apesar de atender em parte a demanda por postos de trabalho. A alternativa [C] é falsa, apesar da desconcentração industrial verificada no país ao longo do tempo, a região Sudeste permanece detentora do maior PIB industrial. A alternativa [E] é falsa, o Nordeste, como as demais regiões vive um momento de expansão econômica, recebendo investimentos industriais em bases modernas como no poio industrial de Salvador.
Questão 10
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O processo de industrialização do Brasil iniciou-se concretamente nas duas primeiras décadas do século XX em um contexto de modernizações no sudeste, proporcionadas pelos investimentos de parte dos lucros do café em diferentes atividades. Foi impulsionado pela necessidade de substituição das importações por decorrência da Primeira Guerra Mundial e mais tarde, da crise de 1929. Nas décadas de 1930 e 1940, com forte intervenção do Estado, promoveu-se a indústria de base e a partir da década de 1950, cresceu a indústria de bens de consumo duráveis com expressiva participação de empresas multinacionais.
Questão 11
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O processo de globalização tem impactos na organização do trabalho, uma vez que muitas empresas instalam suas fábricas em países ou regiões que apresentam menor custo com mão de obra. A maior competição entre as empresas induz na redução dos custos e, por vezes, na flexibilização das relações de trabalho, suprimindo direitos trabalhistas em alguns países.
Questão 12
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
O cenário mundial baseado no neoliberalismo a partir da década de 1990, resulta na abertura dos mercados que, aliado ao sistema toyotista caracterizado pelo processo de terceirização e flexibilização da produção, permite que as empresas façam o trânsito da produção pelo espaço mundial. Nesse contexto, como mencionado corretamente na alternativa [A], as empresas que migram para a Índia, buscam a redução dos custos de produção resultando em maior competitividade no mercado. Estão incorretas as alternativas: [B], porque as empresas buscam menor valor da mão de obra; [C], porque não há correlação com a planificação, ou seja, com o controle do Estado sobre a economia; [D], porque o texto permite inferir que as empresas buscam menor custo de produção: [E], porque as empresas buscam mão de obra com menor custo.
Questão 13
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A intermodalidade, ou seja, a logística de transportes que utiliza mais de um modal é necessária no Brasil porque, como mencionado corretamente na alternativa [B], a extensão continental do país e suas diferentes paisagens demandam modais diferenciados que visem reduzir seu custo. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a produção é concentrada nas áreas litorâneas; [C], porque não existem limitações geológicas para o transporte; [D], porque a produção agrícola no país é difusa; [E], porque não ocorreu diminuição dos fluxos materiais, ou seja, dos bens e produtos.
Questão 14
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A imagem retrata a produção agrícola por meio da técnica de terraceamento, conjugada com a plantação em curvas de nível e, portanto, como mencionado corretamente na alternativa [A], práticas utilizadas para controlar a erosão laminar, que em áreas montanhosas é mais incidente. Estão incorretas as alternativas: [B], porque a proteção de nascentes é feita com a preservação de matas ciliares, o que não está sendo mostrado na figura; [C] e [D], porque não existe associação da figura com insumos utilizados, sejam eles os defensivos agrícolas ou os OGM's; [E], porque as áreas montanhosas não propiciam mecanização e a figura não faz referência a ela.
Questão 15
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A produção globalizada, típica da Terceira Revolução Industrial, utiliza a tecnologia da informação (telecomunicações e informática) e os transportes, permitindo uma organização em rede no sistema produtivo. Assim, as empresas aproveitam vantagens comparativas em vários países com o objetivo de conseguir maior lucratividade.
Questão 16
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A crise financeira mundial começou em 2008 nos Estados Unidos, o epicentro foi a acentuada inadimplência no setor imobiliário, mas também estava relacionada a fragilidades mais amplas, o excesso de crédito para estimular a economia, especulação financeira desmedida e desequilíbrio nas contas públicas (déficit e dívida pública elevada). Como o sistema financeiro está interligado, visto que um desaquecimento na economia dos EUA afeta o comércio exterior são as finanças de outros países, logo a crise se propagou para a União Europeia e mais recentemente para os países emergentes como os BRICS
Questão 17
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
As cidades são a expressão máxima da civilização atual. Centros dinâmicos onde interagem populações, culturas, etnias, ativas em segmentos os mais variados de atividades, consumindo grandes quantidades de recursos e gerando muitos de resíduos. São lugares de imensos contrastes, só possíveis de existir e funcionar, graças a complexas redes de transporte e comunicações que com sistemas de gestão eficientes podem dar ritmo e dinamismo às cidades. A alternativa [A] é falsa, as cidades rurais são pouco complexas, relativamente mais fáceis de gerenciar. A alternativa [B] é falsa, redes de supermercados são subordinadas a redes mais amplas. A alternativa [C] é falsa, capitais nacionais nem sempre são grandes metrópoles, como Brasília em relação ao São Paulo, por exemplo. A alternativa [E] é falsa, as redes urbanas são fortemente hierarquizadas.
Questão 18
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A Revolução Industrial que se processou na Inglaterra a partir do final do século XVII teve características sociais nefastas para os trabalhadores, uma vez que, a inexistência de legislação determinou um processo de super exploração. As condições de trabalho e de vida eram marcadas pela miséria. Surgiram grandes bairros operários, caracterizados pela formação de cortiços, marcados pela falta de infraestrutura e, muitas vezes, pela promiscuidade.
Questão 19
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A alternativa [D] está correta porque o desenvolvimento tecnológico com o uso de maquinários e insumos eleva a produtividade agrícola. As alternativas incorretas são: [A], porque o setor primário, face à mecanização, absorve menor PEA; [B], porque o aumento da produtividade não é imposição de governos, mas o aumento do lucro da atividade agrícola; [C], porque à as técnicas de modelização excluem os pequenos produtores que não possuem subsídios para ter acesso à elas; [E], porque altas latitudes são áreas polares..
Questão 20
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O setor sucroalcooleiro em São Paulo representa a maior produção de cana de açúcar no Brasil e vem se modernizando a cada ano, substituindo a mão de obra pela mecanização da lavoura canavieira, cuja principal finalidade é a melhor eficiência e racionalidade da produção com maior produtividade. A alternativa [A] é falsa: a utilização de maquinas não afeta o solo do ponto de vista de sua estrutura produtiva; A alternativa [C] é falsa: a mecanização diminui a oferta de empregos; A alternativa [D] é falsa: o uso crescente de maquinário agrícola implica em maior compactação do solo. A terra deve passar por aragens regulares; À alternativa [E] é falsa: dadas as condições de produção em relação às grandes extensões de plantio, a poluição atmosférica por combustíveis é pouco significativa.
Questão 21
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
[A] INCORRETO - O texto I não faz menção ao êxodo rural embora o II estabeleça uma crítica ao minifúndio. [B] INCORRETO - A ampliação da renda poderia ser consequência e não causa da posição adotada pelo texto I, e o texto II não menciona o mercado externo. [C] INCORRETO — A modernização agrícola não é abordada como causa da concentração fundiária no texto I, ao passo que o texto II não faz menção ao êxodo rural. [D] INCORRETO — A privatização das estatais não é indicada como causa no texto I, e o texto II afirma que o crescimento econômico só ocorreria caso não houvesse a reforma agrária. [E] CORRETO - O enfoque do texto I remete à questão da redistribuição da terra cuja concentração tem origens históricas, a passo que o texto II faz uma crítica velada ao processo da redistribuição da terra, sugerindo como alternativa a absorção da mão de obra direcionando-a para o setor produtivo.
Questão 22
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A ocupação no período colonial do país concentrou-se na costa onde, portanto, formaram-se as áreas de maior desenvolvimento do setor produtivo e adensamento populacional. Em razão disso, como mencionado corretamente na alternativa [E], a faixa litorânea apresenta o menor número de disputas territoriais, já que, abriga menor número de tribos indígenas. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a região amazônica, cujo mapa apresenta maior número de conflitos, caracteriza-se por solos frágeis e lixiviados e, portanto, sem apresentarem elevada fertilidade: [B], porque a expansão da fronteira agrícola ocorreu sobre a região norte, área de maior número de disputas territoriais; [C], porque a migração de retorno explica a desigualdade regional do pais e não a territorialização; [D], porque a homologação de reservas extrativistas ocorre nas áreas de maior número de conflitos.
Questão 23
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [A], a causa da expansão dos cinturões periféricos das cidades é o aumento da população, resultante de sua própria dinâmica e a especulação imobiliária que faz reserva de espaços, elevando o valor de áreas melhor situadas nos anéis centrais. Estão incorretas as alternativas: [B], porque o setor produtivo da cidade não é causa da periferização da população; [C] e [D], porque as áreas periféricas não são delimitadas pelo planejamento urbano, ao contrário, são resultantes de ocupação desordenada; [E], porque se houvesse reurbanização das áreas centrais, não estaria ocorrendo a periferização.
Questão 24
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [D], o fluxo migratório entre municípios que compõe a região metropolitana de Belo Horizonte está associado à sua conurbação, criando a integração físico-espacial entre eles. Estão incorretas as alternativas: [A] e [C], porque a migração pendular ocorre de áreas adjacentes para a metrópole, área de maior problema ambiental; [B], porque as migrações confirmam a hierarquia urbana, já que ocorrem de menores para o maior município; [E], porque as migrações confirmam a concentração dos investimentos.
Questão 25
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [E], o texto evidencia a infraestrutura associadas às vias de rolamento do transporte rodoviário fortemente privilegiado pela industrialização e multinacionais de automotores do governo JK. Estão incorretas as alternativas seguintes porque não correspondem à problemática do texto que é a substituição do transporte ferroviário pelo rodoviário.
Questão 26
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
O agronegócio moderno conta com o auxílio da ciência e da tecnologia a serviço da produção. O conhecimento meteorológico e climatológico sofisticado permite ao agricultor um monitoramento da produção definindo ações como a quantidade de água necessária para irrigação conforme a previsão de pluviosidade ou de estiagem. O conhecimento agronômico permite o manejo adequado para a conservação do solo com o apoio de organismos públicos e privados. O acesso à tecnologia é facilitado pela disponibilidade de capital e redes de informática e telecomunicações no território.
Questão 27
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO EB
RESOLUÇÃO
A alternativa E é a única correta porque a Revolução Industrial instaurou um novo modelo de produção que acentuou ainda mais as desigualdades, promovendo grandes riquezas para alguns poucos à custa do trabalho degradante de muitos. O caso inglês é paradigmático por ser o primeiro país onde ocorreu tal revolução do modo de produção, que ocasionou o fechamento dos campos - utilizados até então pelos camponeses - para a produção de insumos a serem utilizados na produção industrial. Isso fez com que muitos trabalhadores rurais tivessem que migrar para as cidades em busca de emprego nas fábricas, gerando uma massa de trabalhadores que ajudava a pressionar o valor dos salários para baixo. Não por acaso, uma das mais aguçadas análises sociológicas deste modelo de produção, qual seja, o capitalismo industrial, se dá na Inglaterra do século XIX, com base nos trabalhos de Friedrich Engels (ele próprio filho de industrial) e de Karl Marx. Nestes estudos já está presente a denúncia da exploração, ela própria inerente à lógica capitalista, que tira da força de trabalho vendida pelo operário a fonte da mais-valia, que é a base do lucro para o dono do capital.
Questão 28
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A alternativa A é a única correta. A disseminação do uso da internet, a partir de meados da década de 1990, tem modificado de forma expressiva a maneira como as pessoas se relacionam socialmente. Não somente usada como ferramenta de trabalho ou de entretenimento, a internet tem contribuído para que a informação não esteja mais restrita a um pequeno número de pessoas. Ajuda, dessa maneira, como complemento educacional e na inserção dos indivíduos, mesmo de regiões remotas, nas discussões de interesse global, além de servir como instrumento para mudanças de caráter local. Acessando a uma quantidade nunca antes vista de informação e podendo se mobilizar através de redes sociais, pessoas do mundo todo demonstram o poder da internet por meio de vários protestos presenciados em anos recentes - organizados, sobretudo por meio de redes sociais - contra líderes locais e globais, desafiando até mesmo regimes autoritários, que tentam, em contrapartida, restringir o acesso a determinados conteúdos. Não obstante, a circulação de imagens de atos repressivos se dá de forma veloz e global, ocasionando, muitas vezes, uma pressão por parte da comunidade internacional, o que ocorre também em relação a diversos temas, desde problemas ambientais até casos de tortura e violações dos direitos humanos.
Questão 29
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A foto de um grupo de crianças a correr aterrorizado à frente de um grupo de militares armados denuncia as atrocidades cometidas pela intervenção norte-americana na Guerra do Vietnã. Uma grande cobertura diária dos meios de comunicação gerou uma forte oposição e divisão da sociedade e que culminaram nos Acordos de Paz de Paris em 1973, causando a retirada das tropas do país do conflito.
Questão 30
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
No Brasil, os governos autoritários da ditadura militar fizeram uso dos meios de comunicação - incluindo a TV - para mobilizar a massa popular a seu favor. Os meios de comunicação eram, inclusive, fiscalizados através de censura para não veicular nada contrário ao regime.
Questão 31
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Umas das principais "frentes" do Nazismo de Hitler era o racismo, praticado, principalmente, contra judeus, africanos e ciganos. Esses grupos eram acusados de serem os responsáveis pelos males da Alemanha e, por isso, eram perseguidos, torturados e mortos. Estima-se que o Nazismo tenha matado 5 milhões de judeus.
Questão 32
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Esse "espelhamento” ao qual a questão faz referência é expressão de uma sociedade que possibilita e valoriza, no indivíduo, a prática de uma identidade autorreferente. Ainda que sempre em relação aos outros, essa identidade tem mais vínculo com uma afirmação do "eu" do que com alguma característica compartilhada coletivamente.
Questão 33
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A China disputa com outros países asiáticos, como Vietnã, Filipinas e Malásia, várias ilhas no Mar da China Meridional, entre as quais as Ilhas Paracel. Constituem importantes litígios territoriais na atualidade. Trata-se de uma disputa por território, importantes rotas de navegação e recursos naturais como petróleo e gás natural na região. A instalação pela China de uma plataforma petrolífera na região e a construção de ilhas artificiais tem causado tensão geopolítica na região.
Questão 34
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia] A consolidação do capitalismo industrial provocou mudanças importantes na organização da sociedade, a exemplo da divisão social em classes (burguesia e proletariado), a acumulação de capital através da elevação dos lucros, a propriedade privada dos meios de produção e a difusão do trabalho assalariado. [Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia] Em um sistema capitalista consolidado, tudo se torna mercadoria. Assim, não só o produto do trabalho humano, mas a própria força de trabalho é considerada como mercadoria. Não por acaso, é nesse momento que se formou aquilo que é denominado mercado de trabalho.
Questão 35
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A globalização contribui para o aumento dos fluxos de imigrantes dos países emergentes e subdesenvolvidos para os países desenvolvidos. A globalização também proporcionou avanços tecnológicos em comunicações e informática que permitem agilizar as remessas financeiras de imigrantes para seus países de origem. Em alguns países, estas remessas são relevantes para a economia, a exemplo do México, Índia e Filipinas, e cruciais em nações menores como El Salvador na América Central.
Questão 36
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A China é a 2ª maior economia do mundo, apresenta o maior parque industrial e maior exportação global. O país investe firmemente em educação, ciência e tecnologia que se traduz em produtos cada vez mais sofisticados em setores como indústria de bens de consumo, energia e setor aeroespacial.
Questão 37
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Em um sistema capitalista, à medida que o trabalhador produz mais, sua exploração também aumenta. Isso porque cresce a distância entre a riqueza que ele produz e aquilo que recebe pelo que trabalhou.
Questão 38
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A experiência do autor revela o paradoxo de, ao mesmo tempo em que tem acesso a uma quantidade infinita de informações, ele perde a capacidade de concentração e contemplação e, por consequência, acaba por ter uma experiência superficial das coisas.
Questão 39
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A ampla utilização da internet gera uma incontável quantidade de dados, sobretudo em relação às preferências e gostos dos usuários. Assim, as mensagens publicitárias são cada vez mais dirigidas para grupos específicos, de modo a maximizar os ganhos das empresas que focam nesse tipo de comunicação.
Questão 40
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A alternativa [E] está correta porque para atender ao mercado nacional cujo espaço é quase continental, é necessário que se tenha infraestrutura para circular os derivados da refinaria entre a área de produção e a área de consumo. As alternativas incorretas são: [A] e [B], porque é importante que haja acesso entre os mercados produtores e consumidores, não à gestão da empresa ou somente à área de importação; [C] e [D], porque os polos tecnológicos e a mão de obra não se constituem como fator para a circulação dos derivados do petróleo.
Questão 41
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia] O texto defende a noção de desenvolvimento, mas critica que esta seja reduzida a uma mera questão econômica. Segundo o autor, o desenvolvimento económico deve caminhar juntamente com a oferta de serviços sociais e direitos civis para que se possa dizer em expansão de liberdades reais. [Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia] A alternativa [D] está correta porque a concepção de desenvolvimento proposta no texto ressalta a importância das políticas voltadas à formação da sociedade - educação, saúde e direitos civis - garantindo a liberdade enquanto cidadania para que ocorra a alavancagem econômica. As alternativas incorretas são: [A] e [E]. porque a concepção do desenvolvimento se baseia na questão social e não produtiva ou fiscal: [B], porque o texto não sugere políticas assistencialistas como forma de construir cidadania;[C], porque o texto sugere que a elevação de renda se faz por meio de liberdades como a cidadania e não arrecadação de impostos.
Questão 42
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A alternativa (A) está correta porque a agricultura familiar é responsável pela produção ecológica e orgânica dos alimentos e, portanto, subsidiá-la, resultará em maior expressão da produção no mercado nacional. As alternativas seguintes são incorretas porque fazem menção a insumos que não caracterizam a agricultura orgânica ou ecológica.
Questão 43
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A alternativa [D] está correta porque a reconstrução do modelo ocorreu a partir da observação e checagem dos dados, portanto, do confronto entre a concepção científica e o conhecimento empírico. As alternativas incorretas são: [A], porque conhecimento empírico não é dedução: [B] e [C], porque o conhecimento empírico conta com o senso comum, não com preconceitos ou religiosidade popular, [E], porque a experimentação não foi dirigida, foi agregada ao modelo.
Questão 44
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A alternativa correta é [D], porque a dispersão espacial da indústria no período apontado, favoreceu o modelo de plataforma de exportação adotado pelos países do leste asiático em detrimento dos países latino americanos, criando assim a assimetria mencionada no texto, haja vista que os fortes investimentos e a alavancagem da produção industrial levam à concentração econômica na Ásia. As alternativas incorretas são: [A], [B] e [C], porque o texto não sugere a autonomia tecnológica, crises de abastecimento ou descentralização políticas, mas a concentração da produção na Ásia; (E), porque a desconcentração industrial não significa compartilhamento de lucro.
Questão 45
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A alternativa correta é [A], porque a figura retrata o processo de sensoriamento remoto que "lê" a quantidade de energia refletida pelos objetos na superfície e, portanto, a geração de sua imagem depende da variação dessa energia refletida, o que é denominado de albedo. As alternativas seguintes são incorretas porque não correspondem ao processo de funcionamento do sensoriamento remoto.
Questão 46
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A alternativa correta é [B] porque a fome é um problema perpetuado pela ausência ou insuficiência de renda que garanta acesso ao alimento e, portanto, está associada a desigual distribuição de renda. As alternativas seguintes são incorretas porque com a modernização da agropecuária, a produtividade, a produção, o armazenamento e a mobilidade da produção alimentícia são garantidos, mesmo em áreas de bolsões de pobreza, contudo, o que impede o acesso ao alimento é o baixo poder de compra.
Questão 47
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A alternativa correta é [D], porque a expansão da capacidade produtiva e a renovação das condições de acumulação citadas no texto, sugerem maior tecnificação da produção o que demanda, por sua vez, maior qualificação para que haja a inserção do profissional no mercado de trabalho. As alternativas seguintes são incorretas porque a sindicalização, participação eleitoral, migração ou regulamentação do trabalho não garantem empregabilidade em um cenário de tecnificação no processo produtivo.
Questão 48
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
As empresas transnacionais deslocaram linhas de produção para países emergentes e subdesenvolvidos para elevar sua lucratividade explorando incentivos fiscais, menor custo com mão de obra, matérias primas e energia a baixo custo, infraestrutura, facilidade para exportação, mercado consumidor interno em crescimento. Com o avanço das tecnologias em telecomunicações e informática foi possível manter decisões importantes nos países onde localizam-se as matrizes das empresas.
Questão 49
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
As atividades econômicas se tornaram cada vez mais complexas ao longo do tempo e aprofundaram a interdependência entre os lugares, entre o meio rural e o meio urbano, com o auxílio da difusão das redes de transportes, telecomunicações e informática. Na atualidade, amplas parcelas do meio rural integram produção primária com indústrias e setor terciário (serviços e comércio). É cada vez mais comum observar indústrias no campo, produção de celulose de eucalipto (ES, BA, SP, MG e PR), suco de laranja (SP), açúcar e etanol (SP, MS e PE).
Questão 50
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A alternativa [C] está correta porque a desterritorialização do trabalho que leva por sua vez à desconcentração produtiva só foi possível com a ampliação das redes informacionais, ou seja, unidades, serviços, conexões, instrumentos e processamentos de coletas de informações. As alternativas incorretas são: [A], [B] e [D), porque o processo citado é resultado da menor intervenção do Estado, da abertura dos mercados e da ampliação dos investimentos estrangeiros diretos (IDE), (E), porque o processo resulta da desconcentração e não da concentração fabril.
Questão 51
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A alternativa [E] está correta porque as novas tecnologias na área de comunicação são requisitos para as notícias em tempos reais. As alternativas incorretas são: [A], porque a tecnologia não garante inclusão: [B], porque a despeito das novas tecnologias, a mídia formal ainda se mantém na forma de jornais impressos e televisivos; [C], porque a despeito da globalização, as particularidades dos povos se mantêm; [D], porque a velocidade da informação não garante transparência dos fatos.
Questão 52
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A alternativa [C] está correta porque a referência à busca das variedades de espécies indica uma crítica da ação predatória da sociedade sobre a natureza. As alternativas incorretas são: [A], porque a menção da arca de Noé e uma analogia com as ações destrutivas da sociedade e não uma visão cristã; (B), porque o texto não critica a catalogação de espécies mas ressalta a necessidade de preservá-las; (D), porque o texto ressalta a destruição das espécies e não a questão demográfica; , (E), porque o texto não critica a tecnologia, mas a forma como ela é utilizada contra a natureza.
Questão 53
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Na década de 2000, foi criado o Fórum Social Mundial em oposição ao Fórum Econômico Mundial (Davos, Suíça), que prioriza debates sobre a economia globalizada, O Fórum Social debate os efeitos perversos da globalização da economia e estimula a troca de experiências de grupos sociais de diferentes países que foram pouco beneficiados pelo processo econômico dominante. O intuito é fomentar uma globalização alternativa e solidária, propondo soluções para problemas econômicos, sociais e conflitos.
Questão 54
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa (C), o fator essencial para a organização do sistema produtivo global é o desenvolvimento e melhoria de infraestrutura de transportes e telecomunicações integrando o espaço mundial. Estão incorretas as alternativas seguintes porque indicam mecanismos de caráter econômico, quando o texto sugere que a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos.
Questão 55
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa (A), a medida indicada no texto é restritiva aos estrangeiros, o que irá favorecer a contratação de nativos. Estão incorretas as alternativas: [B], porque as medidas objetivam priorizar a população nativa no mercado de trabalho;[C], porque as ações mencionadas são do Estado e não das empresas estatais: [D], porque as medidas objetivam priorizar a população nativa no mercado de trabalho: [E], porque o texto versa sobre a questão do trabalho e da imigração e não de investimentos.
Questão 56
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [C], o texto faz referência às novas tecnologias do processo produtivo incorporadas ao cotidiano e aos problemas ambientais resultantes da apropriação do espaço natural para mantê-las. Estão incorretas as alternativas: (A), porque os problemas ambientais resultantes da apropriação do espaço natural não são locais; [B], porque o texto não faz referência a apropriação de territórios; (D), porque o texto não faz referência a questão da mão de obra; (E). porque o texto não faz referência ao esgotamento de reservas naturais e a menção é a aceleração da produção e não desaceleração.
Questão 57
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O texto apresenta uma das características do Ciclo do Ouro no Brasil Colonial: o fluxo migratório para a região das minas e o consequente aumento populacional na região sudeste da Colônia.
Questão 58
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [B], a atual fase do capitalismo (quarta fase) denominada informacional, constrói-se por meio das tecnologias de informações, alavancando a propagação dos meios de comunicação. Estão incorretas as alternativas: [A] e [E], porque o mercantilismo e o imperialismo europeu são características das duas primeiras fases do capitalismo;[C] e [D], porque o protecionismo e o controle do Estado são eliminados com o neoliberalismo, doutrina econômica que sustenta a globalização.
Questão 59
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa (E), embora tenham sido feitos esforços para a adoção de uma língua universal, estes não tiveram êxito, haja vista que ocorre o predomínio de línguas cujas nações representam a maior hegemonia econômica do planeta. Estão incorretas as alternativas seguintes porque o texto denuncia o predomínio de línguas cuja origem é de países hegemônicos.
Questão 60
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O toyotismo ficou conhecido a partir da década de 1970 e tem como uma de suas características a produção baseada na demanda, minimizando assim os custos de produção das empresas com a eliminação ou diminuição ao máximo dos estoques.
Questão 61
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O texto aborda a questão da organização em rede como um elemento de complexidade na formulação de estratégias geopolíticas de um Estado. Um excelente exemplo disso é a abordagem de enfrentamento ao terrorismo adotado pela Doutrina Bush no início do século XXI. É necessário combater o inimigo de forma convencional atacando sítios militares ao mesmo tempo que é necessário enfrentar sua capacidade de organização em rede, espalhado por diversos países utilizando as tecnologias para atuar de forma desconcentrada. Essas organizações em rede complexificam a geopolítica, estabelecendo inimigos diretos e inimigos possíveis, demandando políticas específicas para as relações internacionais.
Questão 62
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A alternativa correta é [C] porque o poema ressalta o uso de instrumentos como arado, foice e machado e a subsistência da produção no pão, na veste e no berço, características da relação do camponês com a terra. As alternativas incorretas são: [A], porque a grilagem é a anexação da terra de forma ilegal ou violenta; [B], porque meeiro é a relação de parceria na exploração da terra, o que não foi indicado no poema; [D], porque não há indicações aos indígenas ou agroecologia no texto, [E], porque latifúndios se caracterizam pela produção comercial e mais tecnificada.
Questão 63
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A cidade apresenta, entre outras características, elevada concentração de infraestruturas e serviços voltados ao atendimento de interesses sociais e econômicos. O planejamento, considerado como um instrumento que busca organizar a produção, a estruturação e a apropriação do espaço urbano, tem por objetivo desenvolver programas e serviços que visam a melhorar a qualidade de vida da população. Para atender as demandas de natureza econômica, o atual modelo de planejamento urbano tem sido marcado pela ampliação da participação empresarial, de modo beneficiar predominantemente os interesses voltados à reprodução do capital, sobrepondo-se em grande parte às medidas que visam atender as necessidades sociais.
Questão 64
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A Nova DIT, estabelecida pós-Guerra Fria, consolidou países desenvolvidos como produtores de tecnologia e os subdesenvolvidos como países exportadores de matéria-prima e alguns produtos manufaturados mais simples. O texto faz uma provocação nesse sentido, dizendo que a América Latina é especializada em perder desde o período colonial. A participação dessa região na DIT é, portanto, marcada por essa relação assimétrica. Vale ressaltar que a América Latina não possui dependência externa nos seus suprimentos de alimentos, o que também se associa ao histórico de produção de gêneros agrícolas.
Questão 65
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O texto destaca que o trabalho de carregar lixo e dejetos era realizado pelos escravizados de menor status ou valor, havendo uma desigualdade no trabalho até mesmo entre os escravizados.
Questão 66
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O fragmento de texto aborda uma dinâmica industrial que reflete uma das formas de territorialização atual das grandes empresas em diversos territórios do globo: a formação de verdadeiros microcosmos na instalação de suas plantas industriais, que, desconectados do contexto em que estão inseridos, produzem verdadeiros enclaves em que até a mão de obra qualificada, muitas vezes, é importada.
Questão 67
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Nas últimas décadas houve maior participação das economias sul-americanas na oferta de commodities agropecuárias e minerais no mercado mundial, visando suprir a crescente demanda de economias emergentes. Por um lado houve uma ampliação da participação da América Latina no total das trocas globais, por outro a economia da região tornou-se ainda mais vulnerável às oscilações dos preços destas commodities no mercado internacional. A crescente primarização das exportações desses países tornou-os mais vulneráveis aos humores da economia globalizada.
Questão 68
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A lavoura comercial é uma nomenclatura utilizada para representar a produção nos latifúndios de monocultura. O termo se refere a uma produção em larga escala de um gênero voltado para comercialização nacional, mas que se destaca, principalmente, no mercado internacional. A modernização do campo brasileiro acontece por meio do aumento dos investimentos de capital, gerando diversas mudanças, como a mecanização do trabalho e a utilização de insumos agrícolas, agrotóxicos e sementes geneticamente modificadas. Contudo, o acesso a esse capital de investimento ficou restrito aos grandes latifundiários produtores das monoculturas, que, com mais dinheiro e tecnologias envolvidas no processo produtivo, intensificaram as desigualdades no campo, aumentando a concentração e os conflitos de terras e prejudicando diretamente a produção familiar, que possui menos acesso ao capital e menos terra para produzir.
Questão 69
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
O texto trata do aumento da produção de trigo na Região Centro-Oeste, aumento esse proporcionado pelas inovações tecnológicas na área rural. A inovação tecnológica permite a utilização de sementes tropicalizadas que proporcionam agilidade e otimizam a produção, fazendo com que fatores climáticos sejam menos relevantes.
Questão 70
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Nos últimos anos, o Estado brasileiro tem adotado como política de desenvolvimento agrário o incentivo a produções voltadas principalmente à exportação de produtos primários. Esse modelo tem levado ao aumento das terras agricultáveis rumo à Região Norte do País, avanço esse conhecido como expansão da fronteira agrícola. O avanço da fronteira agrícola vem promovendo um aumento de fluxos migratórios para a região, não sendo caracterizada assim por uma contenção da migração. Além disso, tal sistema está vinculado a produções com elevados custos de produção, devido à utilização de maquinário e insumos altamente tecnológicos, o que mantém as áreas ocupadas nas mãos de grandes produtores rurais. Dessa maneira, não há alteração na estrutura fundiária, tampouco uma priorização à sustentabilidade ou ao abastecimento local, haja vista que a maior parte do que é produzido nessas terras se destina ao mercado externo.
Questão 71
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
\O texto I menciona o avanço da produção pecuária no interior do Pará, com destaque para o município de São Félix do Xingu, onde predomina a produção pecuária bovina em grandes propriedades, voltada principalmente à produção de carne e destinada à exportação. O texto II, por sua vez, destaca a existência de lavouras rudimentares nas várzeas dos rios da Região Norte, de baixo rendimento, caracterizando um modelo voltado à própria subsistência da população local..