04. Os Domínios Naturais e a Relação do Ser Humano com o Ambiente
Questão 1
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Vivemos em uma sociedade de consumo, localizada principalmente em cidades e capaz de gerar grandes quantidades de lixo. A diversidade de produtos elaborados com a mais variada quantidade de matérias-primas, aliada ao processo de constante modernização, acaba implicando em sucessivas trocas e substituições de produtos, gerando lixo. Os efeitos ambientais do lixo são prejudiciais, havendo contaminação do solo e do lençol freático entre outros aspectos.
A alternativa [B] é falsa: resíduos depositados em lixões não favorecem a formação de cadeias de organismos decompositores;
A alternativa [C] é falsa: os lixões à céu aberto estão entre as formas mais poluentes de depósitos;
A alternativa [D] é falsa: lixões a céu aberto não são típicas áreas de resíduos tecnológicos;
A alternativa [E] é falsa: o lixo tecnológico, como as baterias, é muito tóxico e deve ter tratamento especial.
Questão 2
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A ilustração reporta para períodos geológicos onde a estrutura das rochas e as eventuais agregações de fósseis, sejam vegetais ou animais, litificação, ajudam a desenhar o mapa geológico e a contar um pouco da história da Terra.
Alternativa [A] é falsa, as rochas magmáticas resultam de ação vulcânica e podem ser intrusivas ou básicas ou extrusivas ou vulcânicas, não sendo agregadas a materiais orgânicos.
A alternativa [C] é falsa, as rochas magmáticas tem maior grau de dureza e são mais difíceis de erodir.
A alternativa [D] é falsa, as camadas representam o mesmo evento, a erosão em diversas épocas.
A alternativa [E] é falsa, metamórficas são rochas quimicamente alteradas por pressão do edifício geológico (camadas superiores de rocha) e pela temperatura (grau geotérmico) não acumulando fósseis.
Questão 3
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A Floresta Amazônica é a maior formação original de floresta tropical úmida contínua no planeta. Sua localização expõe grandes extensões de terra em contato com áreas de cerrado, onde a expansão agropecuária (arco de desmatamento) exerce forte pressão sobre a floresta. Principalmente lavouras mecanizadas de cultivo de soja.
A alternativa [A] é falsa: o projeto Carajás é operado pela Vale e a extração de minério é pontual;
A alternativa [C] é falsa: a rodovia Transamazônica é uma obra inacabada com muitas de suas áreas já engolidas pela mata:
A alternativa [D] é falsa: áreas extrativistas representam atividades sustentáveis de pouco ou nenhum impacto sobre a floresta;
A alternativa [E] é falsa: atividades industriais em áreas como a Zona Franca de Manaus não geram queimadas em áreas florestais.
Questão 4
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A Mata de Araucária ocupava originalmente extensões de terra na região Sul e parte do Sudeste e foi muito alterada ao longo do tempo pela ação humana. A produção de pasta de celulose, para atender a indústria papeleira, está entre as principais formas de uso intensivo da espécie. A expansão agropecuária, o uso da madeira para construção civil e indústria moveleira também ajudaram em sua alteração.
A alternativa [A] é falsa: as áreas de araucária no Sudeste são limitadas às regiões serranas não utilizadas em exploração mineral:
A alternativa [B] é falsa: a região Centro-Oeste não apresenta araucárias em seu território.
A alternativa [C] é falsa: a região Nordeste não apresenta araucárias em seu território.
A alternativa [E] é falsa: a Serra do Mar no Sudeste não possui araucárias em seu território.
Questão 5
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A agricultura e a pecuária são atividades pertencentes ao setor primário e são muito dependentes das condições climáticas, principalmente da pluviosidade e das variações de temperatura. Assim, países que concentram sua economia no setor primário podem ter problemas quando ocorrem mudanças nas condições climáticas normais.
Questão 6
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O domínio do Cerrado (planaltos com chapadas, clima tropical, vegetação de Cerrado, rios perenes e solo pobre e ácido) ocupa o Brasil central, incluindo parte de Minas Gerais. No interior do bioma do Cerrado, as veredas são formações vegetais caracterizadas pela concentração de palmeiras (buritis). As veredas ocorrem em solos hidromórficos (encharcados de água). Portanto, as veredas constituem áreas com afloramento de água e nascentes que contribuem para a formação de importantes rios do Centro-Oeste e de Minas Gerais.
Questão 7
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A forma representada na figura é uma "marmita". Trata-se de uma cavidade circular escavada na rocha localizada no leito de rios pela ação das águas turbilhonares. Assim, trata-se de um tipo específico de erosão fluvial (causada por rio). Principalmente em rios com corredeiras formam-se "redemoinhos" de água que arrastam seixos (pequenos fragmentos de rocha arredondados) e areias em movimentos circulares, o que provoca a erosão no leito, como podemos observar na figura.
Questão 8
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
As áreas de baixadas ou planícies sejam elas fluviais, lacustres ou litorâneas, fazem parte dos territórios ecúmenos, ou seja, os mais favoráveis à ocupação. São, portanto, áreas de grande concentração populacional. As enchentes resultam de uma soma de fatores como excesso populacional em áreas ocupadas de modo desordenado, desmatamento resultando em baixa retenção de água com maior turbidez ou aumento do escoamento superficial e depósito de sedimentos nos leitos (fluviais, lacustres ou marinhos).
A alternativa [B] é falsa, a contaminação da população se dá por conta de lixo e esgotos.
A alternativa [C] é falsa, o desgaste é causado pelo aumento do escoamento superficial.
A alternativa [D] é falsa, a capitação depende de outros fatores como taxas de pluviosidade e potencial dos mananciais.
A alternativa [E] é falsa, não há como inferir se ocorre contaminação de áreas mais elevadas, em geral próximas às nascentes.
Questão 9
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Nas áreas com cultivos temporários ou sazonais como milho, soja e algodão, por vezes, o solo fica exposto após a colheita. Assim, os solos ficam vulneráveis a erosão causada pela água da chuva. O plantio direto (mantendo a matéria orgânica da safra anterior sobre o solo) e o cultivo em curvas de nível reduzem a erosão. Nas áreas recobertas por floresta, a erosão é menor, visto que as copas das árvores amortecem o impacto da água e protegem o solo.
Questão 10
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Para entender o que causa o fenômeno da ilha de calor nos centros urbanos, é preciso pensar na aglomeração e densidade populacional, no desmatamento e na alteração dos fluxos hídricos, uma vez que esses são comumente cobertos pelo asfalto, o que altera a dinâmica fluvial.
Questão 11
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A alternativa [A] está correta porque o desenvolvimento e o uso intensivo de insumos agrícolas resultam efetivamente no impacto ambiental, dentre os quais, a contaminação do solo e cursos de água. As alternativas incorretas são: [B], porque a vida social é caracterizada por disparidades e diferenças e, portanto, não há harmonia; [C], porque muitos dos impactos ambientais são irreversíveis; [D], porque os efeitos negativos da degradação superam a recomposição de áreas degradadas; [E], porque as mudanças foram gigantescas.
Questão 12
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Devido a sua versatilidade e ao seu uso disseminado, o petróleo é o combustível mais consumido do mundo. Seu transporte desde as áreas produtoras concentradas em algumas localidades para as demais regiões consumidoras ao redor do mundo é feito através de navios que, como qualquer veículo, estão sujeitos a acidentes. Devido às grandes quantidades transportadas esses acidentes acabam provocando desastres ambientais de grandes proporções por derramamento de óleo.
A alternativa [A] é falsa, o comércio encontra-se em expansão. A transnacionalização da economia esse ritmo.
A alternativa [C] é falsa, as desigualdades sociais ainda são grandes no mundo.
A alternativa [D] é falsa, o desmatamento, apesar de ser intenso, não se relaciona com o comércio marítimo de transporte de petróleo.
A alternativa [E] é falsa, os países mais desenvolvidos possuem baixas taxas de crescimento populacional.
Questão 13
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O uso intensivo da água em alguns rios e a modificação de seus cursos em alguns casos provocam impactos socioambientais como: redução da biodiversidade fluvial, modificação da vegetação do entorno (matas ciliares) e até escassez de água para o consumo humano.
Questão 14
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Recurso fundamental a manutenção da vida a água além de escassa, é mal distribuída e é largamente empregada em inúmeras atividades. O crescimento populacional, as demandas para irrigação e consumo na agricultura, com plantio e dessedentação animal, estão entre os principais problemas na região apontada no texto. A solução para o problema do uso compartilhado pode ser feita através de acordos multilaterais entre os países envolvidos.
A alternativa [A] é falsa, os conflitos não se constituem como solução em nenhuma hipótese, devidos aos impactos de toda sorte: perda de vidas, de recursos materiais e naturais.
A alternativa (C] é falsa, a produção de grãos é uma forma de exportar água.
A alternativa [D] é falsa, uma obra como essa é improvável pelas enormes distâncias envolvidas.
A alternativa [E] é falsa, o crescimento populacional pressiona ainda mais a demanda de água.
Questão 15
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO Como mencionado corretamente na alternativa [C], a ampliação do parque eólico brasileiro resultará no aumento da participação das fontes renováveis nas matrizes energéticas brasileiras. Estão incorretas as alternativas: [A] e [D], porque com a ampliação da produção de energia eólica, ocorrerá também maior disponibilidade de produção de energia elétrica para atender a demanda; [B], porque a bioenergia é a energia gerada pelo sistema muscular: [E], porque energia geotérmica é a energia gerada pelos gases e vapor do magma.
Questão 16
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [B], o desvio do volume de água dos tributários do Mar de Aral, ampliou o processo de evapotranspiração, naturalmente elevado em razão do clima árido da região, resultando em concentração de depósitos salinos no solo. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o desvio dos tributários do Mar de Aral não está ligado ao desgaste do solo; [C], porque a laterização e a formação de crostas ferruginosas, consequência da concentração de hidróxido de ferro e alumínio em áreas de climas com alternância de chuvas e estiagem: [D], porque a compactação do solo é consequência do uso intensivo da maquinário agrícola; [E], porque sedimentação é o processo de deposição de sedimentos resultantes do processo erosivo.
Questão 17
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A alternativa [D] está correta porque uma das formas de se estabelecer a sustentabilidade é a reutilização dos produtos, evitando acionar nova cadeia de produção - retirada de matéria-prima, uso de energia, descarte- para esse fim. As alternativas incorretas são: [A], porque para equilibrar a capacidade de consumo é necessário elevar a renda da população mais pobre: [B], porque só a recuperação do lixo urbano não é suficiente para manter a cadeia de produção e consumo de forma sustentável; [C], porque o objetivo não é a perda de produção, mas a produção de forma sustentável; [E], porque a transferência de aterros não garante sustentabilidade, mas a redução do descarte neles, sim.
Questão 18
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Biomas possuem grande importância para a biosfera e existem formas sustentáveis de se viver e relacionar com eles. A economia extrativista, por exemplo, é capaz de sustentar populações a partir da exploração racional de recursos. Em economia podemos adotar a agropecuária como forma de trocas compensatórias em relação a atividades primárias. Não é o caso de biomas, cuja riqueza natural é enorme desde que explorada de modo sustentável. Em áreas naturais as queimadas para agropecuária ameaçam a biodiversidade e podem promover mudanças climáticas e não são compensatórias em relação ao extrativismo.
A alternativa [A] é falsa, o método é mais prejudicial na manutenção da fertilidade do solo.
A alternativa [B] é falsa, não se justifica pelo excesso de mão de obra.
A alternativa [D] é falsa, resíduos sólidos de madeira podem ser usados na fabricação de compensado.
A alternativa [E] é falsa, as queimadas desvalorizam as práticas extrativistas dos povos da floresta.
Questão 19
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
O desenvolvimento sustentável é baseado em três princípios interdependentes: a prosperidade económica, a conservação do meio ambiente (manutenção dos ecossistemas e recursos naturais para as gerações atuais e futuras) e inclusão social (erradicação da pobreza).
Questão 20
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]
No período colonial e imperial, a preocupação com o meio ambiente era secundária no pensamento brasileiro. Existiam preocupações com a degradação do meio natural do ponto de vista estético, com a perda de elementos da fauna e da flora, bem como críticas à falta de cuidado com o solo, que levou a graves problemas em regiões como o Vale do Paraíba (RJ/SP) durante do ciclo do café.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
Nos séculos XVIII e XIX, o pensamento político brasileiro era majoritariamente positivista. Assim sendo, o meio ambiente tinha como principal função permitir o progresso da nação.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
Quando, no texto, e dito que "o meio natural foi elogiado por sua riqueza e potencial económico” fica clara a associação entre a natureza brasileira e seu uso para o progresso económico da Nação.
Questão 21
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A construção de espaços alternativos às reuniões de cúpula, de chefes de Estado e de organismos internacionais amplia as possibilidades de debate acerca dos problemas internacionais. A Cúpula dos Povos é um bom exemplo dessa criação de espaços mais democráticos.
Questão 22
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A alternativa [A] está correta porque os dados indicam que Belo Monte gerará a segunda maior potência entre as usinas do país ocupando uma reduzida área de alagamento. As alternativas seguintes são incorretas porque não relacionam os dados apresentados na tabela.
Questão 23
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A alternativa (A) está correta porque a concentração de íons de hidrogênio e/ou alumínio eleva a acidez do solo reduzindo o rendimento produtivo das culturas agrícolas ou influenciando a fisiologia da cobertura vegetal, como no caso do cerrado. As alternativas incorretas são: [B], porque a salinidade é o acúmulo excessivo de sais no solo e sua ampliação se dá por meio da adição de água onde a evaporação resultará em maior concentração salina: [C], porque voçorocas se formam por meio da erosão linear, ou seja, o escoamento hídrico concentrado em fissuras do solo; [D], porque a remoção da camada superior é uma prática aplicada em áreas de laterização; [E], porque a intensificação do escoamento superficial é consequência da retirada da cobertura vegetal.
Questão 24
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A alternativa [B] está correta porque as brisas se formam em razão da diferença de pressão atmosférica e de aquecimento das superfícies onde, durante o dia, o continente mais aquecido que o oceano forma áreas de baixa pressão (ciclonais) atraindo os ventos e, durante a noite, mais resfriado que o oceano forma áreas de alta pressão (anticiclonais) formando os ventos. As alternativas incorretas são: [A], porque existe variação no gradiente de pressão atmosférica entre oceano e continente: [C], [D] e [E], porque médias térmicas, alteração na umidade e variações altimétricas não explicam a origem dos ventos periódicos.
Questão 25
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A questão aborda os malefícios da atividade mineradora que apesar dos ganhos econômicos acaba gerando impactos socioambientais, tais como os destacados no texto, sobre a comunidade e o meio ambiente local.
Questão 26
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O processo de urbanização diminui as taxas de infiltração, o que contribui para o aumento do escoamento superficial e da vazão em áreas urbanas, pois a água da chuva demora menos tempo para chegar nas calhas dos rios, conforme é possível observar no gráfico.
Questão 27
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A região de pantanal precisa alagar, então a medida que pode conter o avanço da erosão passa por barrar o desmatamento e o avanço da fronteira do gado afim de preservar as nascentes e as cheias.
Questão 28
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Apesar da aparente disponibilidade em abundância no Brasil, o fato é que a água, sendo mal distribuída, acaba tendo acesso crítico em algumas cidades como Recife. Campanhas educativas, propaganda, fiscalização, monitoramento de redes para evitar vazamentos e até cobrança pelo uso, podem ser boas práticas de conscientização sobre o uso mais correto da água.
A alternativa [A] é falsa, num ambiente de desperdício ocorre uma diminuição da disponibilidade de água.
A alternativa (B] é falsa, vale o que ocorre em [A].
A alternativa [C] é falsa, aumentam os custos da água, quando ocorre desperdício.
A alternativa [D] é falsa, ocorre diminuição de disponibilidade e aumento de custos.
Questão 29
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Segundo parte da comunidade científica, o aumento das emissões de gases de efeito estufa por atividades humanas como os transportes, devido ao consumo de combustíveis, seria responsável pelo aquecimento global e, consequentemente, pelo encolhimento das calotas polares. Uma das medidas para conter as emissões de poluentes seria ampliar os investimentos em transportes coletivos de massa, a exemplo do metrô, trens urbanos e ônibus que utilizem combustíveis alternativos como o biodiesel.
Questão 30
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Durante a década de 1990, o governo brasileiro realizou importantes reformas macroeconômicas, especialmente relacionadas ao controle inflacionário, bem como medidas voltadas ao combate ao déficit público. Tais medidas foram priorizadas pelo governo e se faziam necessárias para conter a crise econômica vivida pelo Brasil ao longo da década de 1980. Tratase ainda de um período caracterizado pela adoção de medidas econômicas desestatizantes, resultando na diminuição da participação do Estado na promoção de políticas sociais, e pela privatização de empresas públicas e bancos estatais.