04. Estudo do Texto Literário
Questão 1
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
O texto do enunciado e a imagem da pintura de Severin fazem referência à multiplicidade de impressões registradas nas obras de arte do Modernismo vinculadas ao Futurismo. Suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento, captando a forma plástica descrita por ele no espaço. Assim, é correta a opção [D].
Questão 2
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
No poema “Descobrimento”, o eu lírico direciona os seus pensamentos para a realidade social do Norte do Brasil, onde o trabalhador é vitima de um trabalho duro e mal remunerado. Ao comparar essa imagem com a realidade que ele mesmo vivencia em São Paulo, percebe as disparidades sociais nas várias regiões do Brasil. Assim, a construção poética problematiza a representação nacional a fim de defender a diversidade social e cultural brasileira, como se afirma em [C].
Questão 3
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
No último paragrafo do excerto de “A causa secreta”, de Machado de Assis, o narrador penetra no mundo interior de Fortunato para descrever a sensação sádica que a explosão de dor de Garcia, que presumia ter tido relação adúltera com a sua mulher, lhe provocava. Ou seja, o narrador transmite ao leitor o prazer da personagem em relação ao sofrimento alheio, como se afirma em [D].
Questão 4
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Em “As atrizes”, Chico Buarque explora a função emotiva, caracterizada pela mensagem centrada no emissor através de um discurso construído com pronomes em primeira pessoa ("me”, “minha” “meu” e “mim”), além da presença do advérbio valorativo “muito”, revelador da intensidade da admiração que essas atrizes provocam no eu lírico: "é natural que toda a atriz/Presentemente represente/Muito para mim". Assim, é correta a opção [E].
Questão 5
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O prémio Nobel da Literatura português inovou na maneira como utiliza o ponto final e a vírgula (que ele prefere chamar de sinais de pausa) marcando a frase com outro ritmo dado pela oralidade, um ritmo prosódico que é típico de quem fala a língua. No excerto do enunciado, o início da fala de cada personagem é assinalado apenas por uma capitular, formando diálogos dispostos em sequência acelerada coerente com o ambiente caótico em que decorre a narrativa. Assim, é correta a opção [C].
Questão 6
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Stela do Patrocínio, internada em clínica psiquiátrica durante décadas e portadora de uma linguagem singular, captou o interesse da comunidade literária quando teve as suas falas gravadas, posteriormente reproduzidas em forma de poema e publicadas. No poema do enunciado, expressões como “eu não existia” ou “nasci já velha” ou “depois virei criança” surpreendem o leitor que se depara com a ausência de lógica no discurso do eu-lírico ecoada na desconstrução de referências temporais, como se afirma em [E].
Questão 7
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A substituição de tijolos por vidros na arquitetura da casa mencionada no título da obra é reveladora da intenção de Ivan Ângelo em tomar visível tudo o que acontecia na sociedade brasileira, tanto na esfera ideológica, como econômica ou psicológica, durante um período de exceção. O excerto revela, metaforicamente, as estratégias de resistência a um sistema censor e opressor ('malabarismos incríveis”, “viajavam pelo mundo exibindo sua alegre habilidade” “houve protestos”) que aplicava políticas econômicas desfavoráveis a grande parte da população brasileira durante o regime militar ("Aumentaram o preço da came", “Diminuíram os salários”) a ponto de provocar ódio e revolta. Assim, é correta a opção [C].
Questão 8
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Ao afirmar que os subúrbios do Rio de Janeiro foram a primeira coisa a aparecer no mundo, V. Heringer produz surpresa no leitor que, aos poucos, se dá conta da intenção do narrador em retratar o bairro do Quéim com traços deformados, exagerados é grotescos, enquanto descreve aspectos característicos desse lugar. À sequência de frases como “argila primordial”, "cães soltos”, moscas”, “botecos e arsenais de guerra" e a referência a cenas comuns aos moradores do local ("reclamar da pobreza, falar mal dos outros”) demonstram que o narrador imprime no texto uma visão caricata da paisagem de traços deteriorados, como se afirma em [B].
Questão 9
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
As lembranças do passado enunciadas nos primeiros versos conferem valor positivo ao verso “Tudo isso te devo”, mas contrastam com as sensações negativas com que o eu lírico se defronta no presente, depois de uma reavaliação mais madura: "E tudo se desfez no pórtico do tempo”. Assim, o último verso da estrofe, “Também isso te devo”, expressa amadurecimento revestido de ironia e desapego, como se afirma em [B].
Questão 10
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O narrador utiliza-se de um discurso desmistificador, que se perfaz de aspereza e amargor, em que critica a posição supostamente defendida pela interlocutora em “paparicar as ciências humanas".
Questão 11
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Vê-se um refinamento estético pela construção formal, ora caracterizada pelo soneto, uma forma fixa que remonta aos padrões clássicos. A temática reflete a ideologia simbolista, representando a crise de consciência do ser humano, levada às últimas consequências em função do contexto histórico pertencente à era em voga.
Questão 12
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Monteiro Lobato, autor inserido no período pré-modernista, apresenta a personagem “Patroa" como uma mulher “amimada” pelos padres, com "camarote de luxo reservado no céu”, referida pelos padres como uma “dama de grandes e virtudes apostólicas”. Percebe-se a ironia do narrador (não do padre, como refere a opção [D]) quando a apresenta como uma mulher maldosa e racista, pois gostava de "judiar de crianças” e nunca aceitara a liberdade dos negros.
Questão 13
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Severino, personagem-protagonista do auto de natal pernambucano “Morte e Vida Severina”, representa o retirante nordestino que luta contra as adversidades do meio em que vive. Em face da opressão socioeconómica, parte para o litoral, fugindo da seca e da morte, como muitos outros que compartilham sua condição.
Questão 14
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
É correta a opção [B], pois o poema destaca a potência das palavras em designar as relações humanas, tanto no âmbito das realizações, dos sentimentos ou da construção do imaginário sensível: “amor”, “sonho”, “audácia”, “calúnia”, “fúria”, "derrota”.
Questão 15
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A Carta de Pero Vaz de Caminha revela a perspectiva otimista do colonizador ("Andavam todos tão bem-dispostos, tão bem feitos e galantes”), enquanto que a obra de Portinari revela a surpresa e a preocupação dos nativos ao apontar para o horizonte. Assim, é correta a opção [C], pois a carta é testemunho histórico-político do encontro do colonizador com as novas terras e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação dos nativos.
Questão 16
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
"Metáfora é o emprego de uma palavra com sentido diferente do sentido usual, a partir de uma comparação subentendida entre dois elementos” (FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar gramática, ed renovada. S Paulo: FTD, 2007).
Literalmente, lata é folha de ferro estanhado; recipiente de folha-de-flandres para uso doméstico e industrial, principalmente para acondicionamento de conservas e líquidos. Na música, lata pode ser o espaço onde se coloca o conteúdo do poema, com suas múltiplas possibilidades de sentido: “Por isso não se meta a exigir do poeta / Que determine o conteúdo em sua lata / Na lata do poeta tudo nada cabe, / Pois ao poeta cabe fazer / Com que na lata venha caber / O incabível".
Questão 17
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Todas as opções são incorretas, exceto B. Em A, o pronome "você" não se refere ao interlocutor, ele apenas indetermina o sujeito das ações; À enumeração aleatória de objetos do local de trabalho não pretende descrever minuciosamente o ambiente, como se afirma em C, mas sim sugerir a dinâmica opressiva de um trabalho exaustivo que a narradora busca compensar com um momento de lazer, como jantar com uma amiga; Também D e E estão incorretas, pois a angústia e a imitação ("dor crescente") são sugeridas através de um discurso carregado de subjetividade que reproduz o sentimento de opressão vívido pela personagem.
Questão 18
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
No poema “Lépida e Leve, o eu lírico estabelece aproximações sugestivas entre o exercício erótico e o fazer poético ("caricias supremas”, formosos poemas”). Assim, o elemento-imagem “língua” é explorado polissemicamente no sentido de fonte de prazer e Ideia, expressando o total envolvimento do criador com a obra criada ("Línguas que me cativas, que me enleias /os surtos de ave estranha, em linhas longas de invisíveis teias, /de que és, há tanto, habilidosa aranha...").
O eu lírico, feminino, projeta-se como “frase" e une-se ao discurso de todas as mulheres ("amo-te como todas as mulheres”), expressando o direito de desfrutar inteiramente do prazer.
Questão 19
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O eu lírico identifica-se com Pote Cru na opção pela insignificância das coisas, como se afirma em [E].
Questão 20
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O romance “Homem", de Aluísio de Azevedo, tematiza, através do comportamento da personagem Magdá, as consequências da insatisfação sexual que pode levar ao desenvolvimento de comportamentos histéricos, segundo determinadas visões cientificistas.
No fragmento, essa concepção aplicada à mulher define-se por uma convicção de que ela é um organismo frágil e condicionado por seu ciclo reprodutivo, como se afirma em [C].
Questão 21
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Através da simbologia do relógio, Brás Cubas faz uma distinção entre o tempo qualitativo, repleto de sensações agradáveis pelo beijo com Virgília, com o tempo quantitativo, mensurável é mecânico que assinala a brevidade da vida. Ou seja, o tempo que entes era encarado com enfado pelas sensações de perda que provocava, passa a ser objeto de prazer quando, através da memória, revive os momentos passados com a mulher amada. Embora o escapismo, idealização e subjetividade sejam características do Romantismo, o fato de estarem associados ao amor por uma mulher adúltera desconstrói esses paradigmas. Assim, é correta a opção [D].
Questão 22
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A característica principal do Concretismo é a ruptura do conceito tradicional do verso para definir o poema como conjunto de elementos que estruturam a mensagem através de signos verbivocovisuais, (valorização do conteúdo verbal, sonoro e visual, através do aproveitamento do espaço do papel), permitindo a possibilidade de diversas leituras através de diferentes ângulos. No poema "da sua memória”, a fragmentação de palavras dispostas na vertical dá origem a uma coluna estreita em que os termos precisam ser interligados para manterem o nexo semântico primitivo. Se aliamos essa disposição gráfica ao título do poema, podemos inferir que o poema se caracteriza pela fragmentação da palavra, para representar o estreitamento das lembranças, como se afirma em [D].
Questão 23
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A implantação do Romantismo no Brasil está relacionada ao projeto de construção da nacionalidade. A composição das personagens idealizadas, o cenário tipicamente brasileiro, valorizando a natureza (cor local), a mostra dos costumes, tudo isso contribuiu para possibilitar ao país a expressão dos sentimentos nacionais. Taunay participou desse projeto, revelando, no romance Inocência, uma região do Brasil, indicando as cores, o tipo de vegetação existente, transformando, poeticamente, o lugar, em um jardim encantado — “É cair, porém, daí a dias copiosa chuva, e parece que uma varinha de fada andou por aqueles sombrios recantos a traçar às pressas jardins encantados e nunca vistos. Entra tudo num trabalho íntimo de espantosa atividade”.
Questão 24
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Os casos de corrupção denunciados por Noel Rosa na letra da canção “Onde está a honestidade?" ainda são comuns na sociedade brasileira contemporânea. Na penúltima estrofe ("O seu dinheiro nasce de repente /E embora não se saiba se é verdade você acha nas ruas diariamente /Anéis, dinheiro e felicidade... ”), existe ironia na referência ao enriquecimento de origem duvidosa de alguns, como se afirma em [A].
Questão 25
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
No soneto “Mal secreto”, de Raimundo Correia, o eu lírico expressa a sensação de que o comportamento social do indivíduo pode dissimular as agruras de uma vida penosa que não quer revelar a ninguém. Na última estrofe, os versos “Quanta gente que ri, talvez, consigo/guarda um atroz, recôndito inimigo" explicam que o indivíduo age muitas vezes de forma dissimulada para ser socialmente aceito, como se afirma em [A].
Questão 26
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
É correta a opção [B], pois o eu lírico considera que, apesar de todas as tentativas de se renegar a cultura dos negros, as suas marcas são indeléveis na sociedade brasileira ("É as gerações dessas gerações quando apagarem/a tua tatuagem execranda /não apagarão de suas almas, a tua alma, negro!”).
Questão 27
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
No poema Cântico VI, o eu lírico expressa a sensação de que nada permanece para sempre, ao contrário, tudo se renova todo o dia, pelos mesmos sentimentos que antes repudiava: o amor, a tristeza, a dúvida. No décimo terceiro e décimo quarto verso, o eu lírico coloca a explicação da morte e do renascimento diário: "Que és sempre outro/Que és sempre o mesmo". Dessa forma, poderá entender a vida e renascer para outras possibilidades, sem medos ou angústias divididas, tornando-se eterno. Assim, é correta a opção [A], pois o eu lírico considera as emoções como fator essencial para ascender a uma condição de espiritualidade que o tomará completo.
Questão 28
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O poema romântico de Gonçalves Dias mostra uma visão ufanista do Brasil, enaltecendo — o por meio da flora e da fauna “Minha terra tem palmeiras,/ Onde canta o Sabiá". O texto de Oswald de Andrade, escritor modernista, elogia o país, mas não perde de vista a realidade. Faz denúncias, como “Minha terra tem palmares / Onde gorjeia o mar”, ou seja, apesar da natureza magnífica, do mar, da terra; das riquezas como o ouro, o Brasil mantinha a escravidão. Palmares foi um reduto de escravos foragidos de Pernambuco, instalados, onde hoje fica o norte de Alagoas. O eu lírico do poema deseja voltar não para qualquer lugar do Brasil, mas especificamente para a rua 15 de novembro, centro financeiro do país, no início do século XX, na cidade de S. Paulo, quando foi escrito o poema — “Não permita Deus que eu morra / Sem que volte pra São Paulo / Sem que eu veja a rua 15 /E o progresso de São Paulo. A questão realiza a intertextualidade, isto é , faz o diálogo entre textos.
Questão 29
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Trata-se de uma paródia do poema “As sete faces” de Carlos Drummond de Andrade, pois da mesma forma que ele interpreta os efeitos da poesia (“Se eu me chamasse Raimundo /seria uma rima, não seria uma solução”), também para ela a poesia não solucionaria os problemas da vida: “Se eu me chamasse Aparecida /dava na mesma”.
Questão 30
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Expressões como "Uma velha não pode comunicar-se" ou "Recebeu o beijo gelado de sua filha que foi embora”, assim como a última fala de Dona Maria Rita ao expressar surpresa perante o fato de alguém se interessar pelo seu conforto, sugere que o narrador pretende enfatizar o sentimento de solidão alimentado pelo processo de envelhecimento. Assim, é correta a opção [E].
Questão 31
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A enumeração das características do lirismo no poema "Primeira lição” surpreende pelo tom explicativo, típico de manuais didáticos, contrastando de forma flagrante com a essência do lirismo que registra as emoções e sentimentos do “eu lírico” em tom intimista e confessional. Assim, é correta a opção [B].
Questão 32
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
As imagens contidas ao longo do poema “escuro”, “sombra”, “vão”, evasão”, “nua” e “medo” reforçam a ideia de que existem sentimentos de vazio e angústia, termos contidos na opção A.
Questão 33
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A imagem reforça a ideia de que a realidade virtual leva o indivíduo a experienciar situações diversas apenas em sua mente.
Questão 34
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A situação representada pela canção já é, por ela mesma, inusitada e engraçada. O último verso reforça o humor da situação explorando o absurdo – “o garoto pode(ria) ser avô do eu-lírico”.