02. Hereditariedade e Diversidade da Vida - BIOLOGIA
Questão 1
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Por serem clones, seu código genético será idêntico, logo, o genótipo é o mesmo. No entanto, o fenótipo é determinado pela influência do meio, em conjunto com a determinação do próprio genótipo. Apesar de terem o mesmo genótipo, o fenótipo será diferente, já que foram expostas a estímulos ambientais diferentes.
Questão 2
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Teste 1: Morte do animal B demonstra presença de príon patogênico na amostra. Teste 2: A aglutinação da imunoglobulina acusa a presença do príon patogênico, conforme visto na lâmina A. Teste 3: É possível identificar, na imagem, qual lâmina apresentou mudanças para o marcador específico do príon, e foi a lâmina de gel B.
Questão 3
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Uma doença relacionada ao sexo é uma doença ligada ao cromossomo X. Como ela é dominante, apenas um X dominante já faz a doença se manifestar. Se um homem XY possui a doença, o único X dele é afetado e todas suas filhas possuirão este cromossomo.
Questão 4
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Animais de pelagem similar ao solo podem, por exemplo, ter mais chances de não serem predados, já que estariam camuflados no ambiente. Sendo assim, ocorre um processo de seleção natural, direcionando o fenótipo a essa direção, já que os animais de pelagem da cor do solo terão mais chance de procriar.
Questão 5
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
O filho com tipo O e rH negativo tem o genótipo ii rr. O jovem pode realmente ser filho deste casal caso os pais tenham os genótipos heterozigotos, ou seja, a mãe seria IBi Rr e o pai seria IAi Rr.
Questão 6
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O sangue do tipo A possui na membrana das suas hemácias aglutinogênios A e em seu plasma aglutininas anti-B. O sangue do lote II, com 25 litros, reagiu aos anticorpos anti-A, ou seja, as aglutininas anti-A do soro atacaram os aglutinogênios A, fazendo com que ocorresse a aglutinação. Quando foi colocado o soro anti-B, não houve aglutinação, pois no sangue do tipo A não possui aglutinogênios B.
Questão 7
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Cada mulher apresenta dois cromossomos X, um deles se inativando formando o corpúsculo de Barr (ou cromatina sexual). Heterozigotas para DMD (XAXa) podem ter o XA inativado e manifestar a doença, ou sofrer inativação do Xa e apresentar fenótipo normal. A expressão de fenótipos distintos em mulheres heterozigotas para gene ligado ao sexo (cromossomo X) e gêmeas monozigóticas deve ser explicada pela inativação ao acaso de um de seus cromossomos X.
Questão 8
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Sendo a frequência de indivíduos O = 25 %, tem-se que: F(ii) = r2 ; logo r = Raiz de 25/100 = 0,5 Sendo a frequência de indivíduos homozigotos A = 16% tem-se que: F(IAIA) = p2 ; logo p = Raiz de 16/100 = 0,4 Dessa forma a frequência de IB = 1 – (0,5 + 0,4) = 0,1 Podem doar sangue para o indivíduo B indivíduos IBIB + IBi + ii = q2 + 2qr + r2 = 0,01 + 0,1 + 0,25 = 0,36 = 36%.
Questão 9
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A questão assume que o coração tetracavitario fetal se assemelha ao dos peixes porém tal semelhança ocorre somente até a 4a semana de desenvolvimento, antes da separação dos átrios e da formação do forâmen oval. Dessa forma a questão possui erro conceitual básico devendo ser anulada.
Questão 10
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A substituição proposta da base citosina (C) por uracila (U) promove a formação precoce de um códon de parada (STOP) interrompendo precocemente a síntese proteica, gerando uma proteína com 3 aminoácidos ao invés de 6.