04. Os Domínios Naturais e a Relação do Ser Humano com o Ambiente
Questão 1
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A rotação de culturas é uma técnica que permite a maior conservação da fertilidade do solo, inclusive a fixação de nitrogênio pelo sistema de raízes. Por vezes, a monocultura pode levar ao esgotamento do solo.
Questão 2
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O texto estimula a valorização da natureza em oposição à cidade. Entre as características da natureza, a sua temporalidade, diferente do tempo humano, histórico, muito presente nas cidades. A menção ao "inalterável" refere-se a muitos elementos naturais se formam e se transformam ao longo da temporalidade geológica, climática e biológica.
Questão 3
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A urbanização desordenada, caracterizada pela impermeabilização excessiva do solo por concreto, asfalto e edifícios, bem como a redução das áreas verdes, diminui a infiltração de água no solo, rebaixa o lençol freático, aumenta o escoamento superficial, eleva rapidamente a vazão dos rios e provoca grandes enchentes. A canalização de córregos também é uma das intervenções que acelera o fluxo da água e pode levar a inundações.
Questão 4
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A alternativa [E]l está correta porque o gráfico indica que quanto maior a preservação da vegetação, maior é a infiltração da água e consequentemente, menor sua vazão e, portanto, é a permeabilidade do solo que controla a vazão. As alternativas seguintes são incorretas porque o gráfico estabelece a relação entre a vazão da água e a cobertura do solo, descartando outras variáveis como forma de relevo, tipo de clima, intensidade pluviométrica ou altitude.
Questão 5
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A alternativa [D] está correta porque o texto indica a tecnologia sendo utilizada para o monitoramento das alterações do efeito estufa. As alternativas seguintes são incorretas porque o texto só permite estabelecer o diagnóstico que está sendo feito pelo laboratório por meio do monitoramento e não ações ou consequências da elevação do efeito estufa.
Questão 6
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O lixo é um dos principais problemas associados a grandes concentrações urbanas. Ele resulta de diversos fatores, destacam-se a produção industrial, que gera inúmeros tipos de embalagens e resíduos de produção, o consumo populacional com lixo industrial e doméstico, em geral orgânico, e o lixo hospitalar com alta dose de risco de contaminação. Muito embora exista legislação e áreas específicas para depositar os diferentes tipos de lixo, o lixão a céu aberto ainda é o mais utilizado, transformando-se em locais propícios a proliferação de vetores de doenças e contaminação de solo pelo chorume. A alternativa [A] é falsa, não há relação de causa e efeito entre o mau cheiro do lixo com doenças respiratórias. A alternativa [C]] é falsa, a chuva ácida resulta combinação de gases tóxicos com vapor d'água nas nuvens. A alternativa [D] é falsa, são instalados fora das cidades. A alternativa [E] é falsa, não podem ser instalados próximos a nascentes de rios.
Questão 7
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A biotecnologia propicia usos variados para diferentes matérias primas, ajudando a aumentar a oferta de produtos para os vários segmentos econômicos e sua produtividade. A alternativa [B] é falsa, a evolução na biotecnologia e justamente com o intuito de, além de elevar a produtividade, diminuir também danos ao meio ambiente. A alternativa [C] é falsa, o investimento em biotecnologia é justamente para aumentar a produtividade. A alternativa [D] é falsa, a exportação de etanol para os Estados Unidos esbarra em medidas protecionistas aplicadas pelos americanos. A alternativa [E] é falsa, ambos os países possuem produção alimentícia diversificada e o etanol nos Estados Unidos é extraído do milho, onde os americanos são os maiores mundiais.
Questão 8
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
O crescimento urbano desordenado ou ordenado perversamente mais o alto custo da terra e da moradia, a especulação imobiliária, a concentração de renda, entre outros aspectos levam a desordenamentos espaciais e forte segregação espacial. Com essas perspectivas, a população mais carente acaba ocupando áreas de risco suscetíveis a enchentes ou deslizamentos, com pouco ou nenhum apoio do Estado em relação a perdas materiais e risco de morte. A alternativa [A] é falsa: o planejamento urbano nesse nível de demanda ainda está longe da realidade; A alternativa [B] é falsa: o poder público financia muito pouco as associações de bairro; A alternativa [C] é falsa: existem poucas iniciativas de promover programas de educação ambiental para populações de áreas de risco; A alternativa [E] é falsa: são poucas as políticas públicas de integração e estruturação dos locais de moradias de risco.
Questão 9
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Os Escudos Cristalinos (Crátons) formaram-se no Eon Pré-Cambriano, sendo formados principalmente por rochas magmáticas intrusivas (granito) e metamórficas. As porções que se originaram na Era Proterozóica são muito ricas em minerais metálicos como ferro e manganês, é o caso de áreas de exploração mineral como Carajás (PA) e Quadrilátero Ferrífero (MG).
Questão 10
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A urbanização altera o ciclo hidrológico, uma vez que a impermeabilização do solo pelo concreto e asfalto, diminui a infiltração de água, aumenta o escoamento superficial da água, eleva a vazão dos rios e ocasiona grandes enchentes que geram perdas materiais e humanas.
Questão 11
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Durante o regime militar, o governo brasileiro adotou uma política de integração econômica da Amazônia ao restante do país com estímulos para atividades como agropecuária, mineração, exploração de madeira, rodovias e indústria, inclusive através de incentivos fiscais para a iniciativa privada concedidos por agências como a SUDAM e a SUFRAMA.
Questão 12
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [E], por estar situada em áreas de baixas latitudes e, portanto, de elevadas médias térmicas, a Amazônia se caracteriza como uma zona ciclonal, ou seja, área de convergência de fluxos de ar. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a localização latitudinal da Amazônia não caracteriza resfriamento da umidade: [B] porque o texto não descreve a amplitude térmica da região, que é a diferença entre a máxima e a mínima temperatura em dado período de tempo: [C], porque a Amazônia é uma área de convergência dos alísios; [D), porque o texto e a área não caracterizam barreiras de relevo.
Questão 13
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Os movimentos de massa (deslizamentos de terra ou escorregamentos) ocorrem quando o solo desliza em relação a rocha matriz que está abaixo. Os deslizamentos costumam acontecer em áreas com alta declividade e submetidas à alta pluviosidade (climas úmidos). Porém, os movimentos de massa aumentam de frequência quando associados ao desmatamento e urbanização desordenada. Uma das formas de minimizar os deslizamentos é melhorar a drenagem, ou seja, permitir o escoamento mais eficiente da água, fazendo que o solo fique menos encharcado.
Questão 14
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
O enunciado e a alternativa correta da questão remetem a aspectos da vida no Antigo Egito, quais sejam, o poder teocrático do faraó, a arquitetura representada pelas pirâmides e os templos e o trabalho. No entanto, a ênfase no poder do faraó de "escravizar grandes contingentes", requer observar que a forma de trabalho predominante no Antigo Egito era servidão coletiva (modo de produção asiático). Assim sendo, o faraó requisitava compulsoriamente mão de obra abundante junto às comunidades sob seu poder.
Questão 15
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
O agronegócio constitui-se hoje em uma das principais bases da economia brasileira. Sua produção é diversificada e atende a variadas demandas, desde produtos alimentares a produtos de consumo industrial e energético. A biomassa e o plantio de oleaginosas para uso em biodiesel estão entre as de maior potencial. A extensão de terras, a variação climática e os avanços tecnológicos favorecem a diversidade de produtos e suas adaptações. A alternativa [B] é falsa: a escala de produção, que atende demandas de cultivos agrícolas para consumo energético, é muito grande. Excluindo, neste caso, os pequenos produtores. A alternativa [C] é falsa: o petróleo ainda é e continuará sendo por um bom tempo a fonte de energia mais usada no mundo: A alternativa [D] é falsa: cultivos alimentares são produzidos para mercados determinados e competem com áreas de cultivo para produção energética. O aumento das áreas de plantio de produtos para uso energético implicará em eventual diminuição das áreas de cultivo alimentar, provocando aumento nos preços de seus produtos. A alternativa [E] é falsa: os biocombustíveis, embora em taxas bem menores, emitem gases o efeito estufa. O que se busca no caso é uma melhor sustentabilidade e eficiência do combustível.
Questão 16
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A alternativa E é a única possível, pois afirma corretamente que o surgimento dos movimentos sociais como produto do desenvolvimento técnico-produtivo estava ligado essencialmente à contestação, tendo em vista as transformações que tal desenvolvimento proporcionou - e tem proporcionado - nas vidas das pessoas, transformações estas que nem sempre significam melhora na qualidade de vida. Tanto no século XIX como em pleno século XXI, os efeitos do desenvolvimento tecnológico e industrial se mostram nocivos a grande parcela da população. Os movimentos sociais que no século XIX se revoltavam contra as máquinas, porque elas restringiam as oportunidades de emprego, degradavam a vida daqueles que com elas trabalhavam e ainda poluíam as cidades são, de certo modo, precursores dos movimentos ambientalistas atuais, que reivindicam um desenvolvimento econômico sustentável, isto é, que se utilize de forma racional os recursos naturais e humanos para que não se agrida irreversivelmente o meio ambiente e também fomente a qualidade de vida dos trabalhadores, alertando para que o desenvolvimento não seja uma arma para a hegemonia cultural por meio do modo de produção ocidental, respeitando, assim, os diferentes modos de vida das diversas regiões do planeta.
Questão 17
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A alternativa [E] é a única correta. A acumulação ocidental fez-se tendo por base uma concepção de mundo que via na natureza um objeto de utilização do homem. Assim, através do desenvolvimento científico e tecnológico, o homem ocidental procurou compreender e dominar a natureza, extraindo dela aquilo que considerava necessário, sem grande preocupação de mantê-la e preservá-la.
Questão 18
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O processo natural de vazão dos rios ajuda o homem a milênios, quer na agricultura de vazante, como na pesca e no consumo. A visão das inundações como desastres naturais é em parte resultante do processo de crescimento populacional e ocupação desordenada de áreas de várzeas. A alternativa [A] é falsa, a construção de barragens ajuda a regularização dos rios. A alternativa [B] é falsa, a manutenção da vegetação é que ajuda a reduzir os efeitos negativos das inundações.A alternativa [C] é falsa, solos impermeáveis não absorvem água facilitando as inundações. A alternativa [D] é falsa, as árvores tem capacidade de absorver água ajudando a combater as inundações.
Questão 19
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Nas últimas décadas, houve um grande crescimento no consumo de água no mundo devido ao crescimento demográfico e das atividades econômicas como a agricultura e a indústria. Uma das formas de uso sustentável dos recursos é investir no reuso da água, isto é, reutilização da água após tratamento.
Questão 20
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
O trecho da música se refere à construção da Hidroelétrica de Sobradinho no sertão nordestino. Hidroelétricas são obras com variados graus de impacto sobre o meio ambiente físico e socioeconômico. No caso da música, a construção da hidrelétrica afeta a população ribeirinha do rio São Francisco, próxima à barragem que deve ser retirada em um movimento de migração forçada para outra localidade. Apesar da empresa construtora arcar com todas as despesas de deslocamento e reassentamento em uma nova cidade construída para esse fim, haverá sempre a perda de identidade de comunidades, muitas vezes, centenárias em relação a seus lugares de origem, referência cultural e histórica. A alternativa [B] é falsa: ocorre aumento do lençol freático: A alternativa [C] é falsa: a memória histórica da região se apagou; A alternativa [D] é falsa: a ampliação de áreas de clima árido depende de outros aspectos de maior magnitude em relação à construção de uma hidroelétrica; A alternativa [E] é falsa: represas, em geral, aumentam as áreas de agricultura irrigada.
Questão 21
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
As chuvas relacionam-se diretamente com as características atmosféricas como temperatura do ar. As atividades humanas podem provocar mudanças no perfil de temperatura do ar em escala local e até mesmo global. A alternativa [A] é falsa, o aquecimento aumenta o vapor d'água na atmosfera formando mais nuvens. A alternativa [B] é falsa, chuvas frontais deslocam-se em grandes extensões. A alternativa [C] é falsa, o aumento de temperatura tende a aumentar a umidade do ar. A alternativa [D] é falsa, a elevação do nível do mar acarretará em aumento da umidade e das chuvas.
Questão 22
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
No mundo, os biomas que se desenvolvem em climas tropicais com temperaturas elevadas, com verão chuvoso e inverno seco, são as savanas. São exemplos as Savanas localizadas em países africanos como a África do Sul e o Cerrado no Brasil. O Cerrado é uma formação mais complexa, uma vez que apresenta diversidade fisionômica (fisionomias herbáceas, savânicas e florestais) com plantas tropófilas (alternância de estação chuvosa e período de estiagem) e esclerófilas (adaptação ao solo pobre, ácido e com alto teor de alumínio).
Questão 23
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A alternativa [C] está correta porque o desmatamento na Amazônia tem sido causado pelo avanço do agronegócio sobre o bioma. As alternativas incorretas são: [A], porque a silvicultura estimula a preservação florestal; [B], porque a produção industrial é inexpressiva no contexto econômico da região; [D], porque o desmatamento é causado pelo agronegócio; [E], porque o desmatamento resulta da expansão da produção e não a alteração da prática económica.
Questão 24
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A alternativa [C] está correta porque o perfil indica que o horizonte C, o que se encontra sobre a rocha matriz, e o horizonte do solo que se apresenta pouco formado, o que é indicado pela presença de rochas não intemperizadas. As alternativas incorretas são: [A], porque a acumulação de argila indica um solo formado; [B], porque o horizonte O, em contato com a atmosfera é o mais intemperizado; [D], porque o horizonte A tem predominância de cores escuras e é um solo bem formado, [E], porque a decomposição de matéria orgânica resulta de intemperismo.
Questão 25
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
No período soviético, tomou-se a decisão de transposição de um grande volume das águas dos rios Amur Daria e Syr Daria na Ásia Central (Uzbequistão e Cazaquistão), região ainda, para o desenvolvimento da agricultura irrigada (algodão). Porém, os rios abasteciam o mar de Aral, que começou a secar. Os impactos ambientais e socioeconômicos foram desastrosos: desertificação, salinização do solo, perda de biodiversidade e prejuízos econômicos (fim da atividade pesqueira).
Questão 26
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [E], a redução das geleiras apresentada nas imagens resulta do aumento da temperatura média da Terra, processo conhecido como aquecimento global. Estão incorretas as alternativas: [A], porque ilhas de calor é um impacto resultante do aumento da temperatura nos centros urbanos em decorrência das grandes extensões de asfalto e concreto que concentram calor; [B], porque chuva ácida é a precipitação de ácido sulfúrico e nítrico em decorrência da emissão de SO2 e NO3, que, em suspensão na atmosfera, reage com a umidade; [C], porque erosão eólica é o desgaste das rochas causado pelos ventos: [D], porque inversão térmica e a inversão de camadas de ar frio e quente impedindo a dispersão de poluentes próximos à superfície.
Questão 27
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [A], a preocupação em remover a população de Kiribati é decorrência da perspectiva de que, com o aumento da temperatura média da Terra - aquecimento global - haja elevação do nível do mar, e consequentemente, a submersão de ilhas como Kiribati. Estão incorretas as alternativas seguintes porque tsunamis, vulcões, terremotos ou furacões resultariam em uma retirada provisória da população da ilha e não permanente como indica o texto.
Questão 28
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [E], a salinização decorre do processo inadequado de irrigação, porque a água da irrigação é o principal meio de aporte de sais ao solo que acumulados com o passar do tempo, tornam inviável a produção agrícola. Estão incorretas as alternativas seguintes porque indicam práticas de conservação do solo sem resultar em salinização.
Questão 29
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [D], a pressão da sociedade sobre a produção agrícola decorre da percepção de que o modelo utilizado resulta em depredação do sistema natural o que demandaria a adoção de técnicas sustentáveis. Estão incorretas as alternativas: seguintes porque mencionam práticas destituídas da percepção e consciência ambiental.
Questão 30
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [D], para que haja reversão da lógica do impacto ambiental como redutor de custos da produção, é necessário adotar normas que coíbam essa relação. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o sistema econômico global privilegia os lucros em detrimento da natureza, motivo para a pressão dos ambientalistas; [B] porque para reverter a lógica redução de custos via impacto ambiental, é necessário a adoção de normas que respondam a todos os aspectos do impacto ambiental e não só, pontualmente ao tratamento de resíduos; [C], porque o texto não faz referência à relações sociais do trabalho; [E], porque a questão em pauta não é eliminar o Estado como gestor, mas pressioná-lo a criar normas amenizando com os impactos do sistema produtivo.
Questão 31
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [B], os desequilíbrios registrados nas encostas resultam da urbanização desordenada, onde a população de baixa renda é empurrada para as áreas periféricas ocupando regiões de preservação. Estão incorretas as alternativas: [A] e [C], porque as atividades económicas situam-se em áreas mais centrais e regulares: [D] porque os equipamentos urbanos são as obras de infraestrutura da cidade e instalam-se em áreas reguladas; [E], porque os projetos habitacionais não ocupam áreas de risco.
Questão 32
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [A], um dos problemas mais correntes relativos aos aquíferos é sua contaminação em razão da infiltração de agrotóxicos ou outras substâncias nocivas. Estão incorretas as alternativas: [B], porque a salinidade ocorre em razão da extração excessiva da água; [C], porque se a captação e ineficaz não ocorrerá superexploração dos poços; [D], porque se há reposição natural não há rebaixamento do nível da água; [E], porque a conservação da vegetação local não encarece a exploração.
Questão 33
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [E], os investimentos sociais são imprescindíveis para que ocorra o desenvolvimento sustentável. Estão incorretas as alternativas seguintes porque não mencionam a associação entre os investimentos sociais e a questão do desenvolvimento sustentável, que é a relação defendida no enunciado.
Questão 34
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [C], a agricultura intensiva representada pelo agronegócio avança em áreas naturais cujo desmatamento tem levado a fortes impactos ambientais, exemplificando a teoria do enunciado. Estão incorretas as alternativas seguintes porque exemplificam formas racionais do uso do meio ou da natureza.
Questão 35
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
O El Niño é o aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico. O aumento da temperatura ocorre, pois os ventos alísios enfraquecem e as águas ficam estagnadas, aquecendo bastante devido à intensa radiação solar. O aquecimento da água promove a formação de uma massa de ar quente que altera o clima em várias regiões do mundo. No Brasil, as temperaturas ficam mais elevadas, acontece seca no Nordeste e Amazônia, além de chuva excessiva no Sul.
Questão 36
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
O agronegócio avançou sobre o domínio morfoclimático do Cerrado nas últimas décadas devido às novas tecnologias como o emprego da calagem (adição de cal) no solo para a correção da acidez, utilização de fertilizantes devido ao baixo teor de nutrientes minerais e aplicação de biotecnologia.
Questão 37
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [E], o regadio e a produção mencionados no texto, reduzem a possibilidade de expansão da desertificação ao restaurar e manter a umidade do solo. Estão incorretas as alternativas: (A), porque o texto não faz referência a questão econômica: [B], porque o texto não faz referência a questão fundiária; [C], porque a produção hortícola da área estimula a diversidade biológica; (D), porque o texto evidencia a produção hortícola e não de pastoreio.
Questão 38
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A alternativa [C] está correta porque a propagação de ondas sísmicas tem sua origem em áreas de bordas de placas tectónicas a exemplo da localização do Chile na Cordilheira dos Andes. As alternativas incorretas são: [A], porque as cordilheiras são formadas por dobramentos da crosta e a afirmativa descreve os vulcões: [B], porque tsunamis são formados pela propagação de ondas sísmicas que deslocam grandes volumes de águas oceânicas: [D] e [E], porque abalos sísmicos ocorrem em áreas de dobramentos modernos nas bordas das placas.
Questão 39
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A alternativa [E] está correta porque as áreas de bacias naturais/florestas, ou seja, de maior cobertura vegetal retém maior porcentagem de chuvas no local (80 a 100%) e, portanto, proporcionam maior recarga de aquíferos. As alternativas incorretas são: [A], porque a intensificação da erosão laminar ocorre com maior porcentagem de chuva escoada; [B], porque com alta retenção de água nas áreas de bacias naturais/florestas ocorre o intemperismo químico; [C], porque as enchentes ocorrem em bacias com maior porcentagem de chuva escoada e, portanto, em bacias com ocupação urbana pesada; [D]. porque a compactação do solo é um processo resultante de processos antrópicos e, portanto, associado a bacias urbanas ou com ocupação econômica.
Questão 40
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A alternativa [E] está correta porque a desterritorialização e a quebra de vínculos e a perda do território, processo reproduzido pelos refugiados sírios em razão da guerra civil instaurada em 2011. As alternativas incorretas são: [A], porque a migração é causada pela guerra civil; [B], porque a hibridização cultural é a junção de diferentes matrizes culturais, o que não se aplica, no caso dos refugiados; [C] e [D], porque o texto aponta para os fluxos de refugiados e não de militantes extremistas ou peregrinação de fiéis.
Questão 41
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A alternativa [C] está correta porque os ciclones tropicais se formam devido à diferença de pressão atmosférica. As alternativas seguintes são incorretas porque não explicam a formação dos ciclones.
Questão 42
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
No litoral norte do estado do Rio de Janeiro, no município de Cabo Frio, ocorre a ressurgência da corrente fria das Falklands ou Malvinas. Ou seja, a água muito fria vem à tona, carregando nutrientes (fitoplâncton e zooplâncton) que estimulam a teia alimentar e a concentração de cardumes de peixes, favorecendo a atividade pesqueira. A temperatura mais baixa reduz a evaporação e a umidade, fazendo com que a área tenha menor pluviosidade (clima tropical mais seco, quase semiárido. com chuvas inferiores a 800 mm anuais), o que favorece o desenvolvimento de uma vegetação de restinga com muitas plantas xerófilas como as cactáceas. A alta salinidade também estimulou a tradicional exploração de sal em Cabo Frio.
Questão 43
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A conservação da vegetação é importante para a interceptação da água da chuva e favorecimento da infiltração de água no solo e subsolo, alimentando os lençóis freáticos. A redução da velocidade e da quantidade da água no escoamento superficial diminui a erosão do solo. Assim, o reflorestamento é uma das medidas para a contenção da perda de solo por processos erosivos, juntamente com outras medidas como o cultivo em curvas de nível, terraceamento e plantio direto.
Questão 44
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Nos países desenvolvidos como os da Europa Ocidental e os Estados Unidos, a extinção de espécies se acelerou com a industrialização (1° e 2° Revoluções Industriais), urbanização e expansão da agropecuária nos séculos XVIII e XIX. A perda de biodiversidade nos países emergentes e subdesenvolvidos foi acelerada nas últimas décadas, principalmente devido à expansão das fronteiras agrícolas e de exploração mineral.
Questão 45
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
As ideias apresentadas nos textos – aparentemente – sugerem uma divergência no entendimento acerca de uma endemia – a febre amarela – na região afetada pela tragédia de Mariana. Sabe-se que uma doença endêmica vitima uma população de espaço geográfico específico; no caso da febre amarela, trata-se de doença infecciosa, causada por um arbovírus – vírus transmitidos por mosquitos – que são característicos de áreas de florestas e matas tropicais.
Questão 46
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Regiões vulcânicas apresentam como características a presença de solos férteis, uma vez que o magma se solidifica em rocha, que posteriormente, com o intemperismo químico, se torna um solo com as características mineralógicas de sua rocha matriz. Existem vários tipos de magmas, mas no geral eles carregam ricas características minerais dando origem a solos basálticos férteis como a terra roxa.
Questão 47
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A afirmativa [C] é correta porque a formação e concentração dos minerais metálicos se deram com os processos geológicos responsáveis pela constituição dos escudos cristalinos. As alternativas incorretas são: [A], porque fontes de águas termais são bolsões de água, podendo ser encontrados em terrenos geológicos distintos; [B], [D] e [E] porque sal-gema, calcário e combustíveis fósseis são característicos de formações sedimentares.
Questão 48
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Para que haja a redução da pressão sobre a água, a expansão da agricultura demanda melhorias na eficiência das técnicas de irrigação. O uso eficiente pode ser alcançado atuando-se na estrutura de irrigação então existente, em sistemas de irrigação e gestão do uso de água, nos métodos de manejo da irrigação e nas técnicas que permitem aumento da eficiência do uso da água.
Questão 49
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A alternativa correta é [C] porque para eliminar a contaminação das abelhas é necessário o fim do uso do agrotóxico, que deverá ser substituído pelo controle biológico, técnica que utiliza organismos vivos para diminuir ou eliminar a população de outros organismos considerados como pragas. As alternativas incorretas são: [A] e [E], porque preservar a mata ciliar ou fazer drenagem não elimina as pragas; [B], porque o uso de fertilizantes não elimina pragas; [D], porque a monocultura amplifica a ação das pragas..
Questão 50
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O deslocamento do tráfico de escravos africanos da Bahia para o Rio de Janeiro, na segunda metade do século XVIII, foi uma consequência da exploração aurífera realizada em Minas Gerais, tendo como principal porto de escoamento o Rio de Janeiro. A mudança da capital brasileira de Salvador para o Rio constituiu um indício significativo dessa alteração nas rotas do tráfico negreiro.
Questão 51
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Na fala do Papa, a “globalização da exclusão e da indiferença” opõe-se à “globalização da esperança” que nasce com os pobres. Assim sendo, é a disparidade econômica que está sendo criticada por ele.
Questão 52
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
O dia 21 de junho corresponde ao solstício de Inverno no Hemisfério Sul, e de verão no Hemisfério Norte. O que significa que os raios solares estão penetrando perpendicularmente ao Trópico de Câncer no hemisfério norte. Assim, às 12h em Brasília, o sol estará exatamente acima do Congresso Nacional, porém, da nossa perspectiva, estará inclinado ao Hemisfério Norte, onde estará com maior incidência solar (verão). Logo, ele irá projetar uma sombra em direção ao Sul.
Questão 53
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Como o próprio texto da questão sugere, o processo de formação das bacias sedimentares se dá mediante a deposição de sedimentos, transportados por diferentes agentes erosivos (como a água, o vento e o gelo), em áreas mais baixas da crosta terrestre.
Questão 54
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Lugar, pois oferece uma noção de afetividade.
Questão 55
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A drenagem fluvial apresentada desenvolve-se nas planícies sedimentares, em áreas de relevo plano que favorecem a formação de canais meândricos, devido à baixa declividade dos terrenos.
Questão 56
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Em 1991 foi criado no Tratado da Antártica o Protocolo de Madri, que vigorará até 2048, o qual impede a exploração econômica dos recursos naturais do continente, incluindo água e petróleo, e assegura liberdade para pesquisas científicas.