04. Estudo do Texto Literário
Questão 1
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
O conflito ente os valores provincianos é os oferecidos pela Corte está evidenciado na hesitação de Rubião em acetar criados brancos e valorizar objetos que não fossem de ouro ou prata, como as estatuetas de bronze de Mefistóteles e Fausto (personagens de - "Fausto” de Goethe, onde se tematiza o fascínio pelo poder e sua obtenção mesmo a troco da própria essência). Rubião, que no passado havia sido Um pobre professor na cidade de Barbacena, via-se agora impelido por Palha a adotar atitudes que evidenciassem a sua ascensão social, já que tinha ficado rico através da herança de seu mestre, o filósofo Quincas Borba.
Questão 2
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Através da observação da realidade familiar, o eu lirico expressa a oposição dos universos feminino e masculino. Enquanto as mulheres vivem num mundo limitado por convenções morais, tarefas rotineiras e compromissos legais ("alvura e enxovais ”, "fechada /provendo à comida ”, a "temperada servindo, contida-, "afiançada/por dote e marido"), os homens usufruem da liberdade sem nenhum tipo de restrição ( sujando-se/na lama, "provocando e provando/do fogo”, se lambuzando arrotando na mesa”, jogando-se na cama"). Assim, é correta a opção [E] ao mencionar o fato de os papéis sociais destinados aos gêneros produzirem efeitos e graus de autorrealização desiguais.
Questão 3
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O primeiro aspecto que chama a atenção e a descrição detalhada de Graciliano como uma criança sofredora pele doença que teve nos olhos que impossibilitava a sua visão e também humilhada pela própria mãe, mulher ríspida e fria, o que se percebe pelos apelidos com que se dirigia ao filho: “cabra-cega” e 'bezerro-encourado”. Assim, é correta a alternativa [E].
Questão 4
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Trata-se de um soneto simbolista, cujas características são compatíveis com a obra de Cruz e Souza como um todo: são a da crítica dos excluídos, da dor de se viver em um mundo de indiferença, de injustiça e de miséria. No poema, o eu lírico lamenta o fim de uma existência que passou despercebida pela vida por conta de sua humilde condição social, a despeito do seu sofrimento e de suas privações.
Questão 5
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
As rubricas em itálico descrevem o estado de espírito que a personagem deve se apresentar, afinal, já estava cansada de ter de sustentar o filho, agora casado. Entretanto, se a atriz em questão resolver dar um outro sentido a fala, fica a critério do diretor ou da intérprete, o autor dá uma flexibilidade para a encenação.
Questão 6
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
[A] Não há nada de filosófico, o conto fala sobre o fuxico entre vizinhos. [B] Não é lírico por tratar de fofocas e traição. [C] Correta. O tom é de ironia, pois apresenta a convivência entre vizinhos que fuxicam uns a vida dos outros. Uma espera o marido se ausentar, inventa um código amoroso, recebe o amante, outros vizinhos veem e o velho também quer tirar uma casquinha, e ainda, quando repelido, ameaça a moça de contar para os outros suas traições, como se todos já não soubessem. [D] Não deprecia a vizinhança, apenas narra uma fofoca de adultério entre vizinhos. [E] Também não á didatismos no conto, não há exemplos de conduta.
Questão 7
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Manoel Bandeira tem como uma das mais fortes marcas a expressão da ternura através de imagens simples e rotineiras. Apesar de ser uma das marcas da estética modernista, trazer a vida comum para os versos dessacralizando-o de alguma maneira, este poeta consegue desenvolver essa transparência através da sutileza que envolve seu olhar poético tão espacial para às pequenas coisas, bem como a habilidade de descrever em palavras um sentimento tão subjetivo e ao mesmo tempo tão universal.
Questão 8
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A comparação feita entre tubarões, peixes e homens revela uma crítica em relação ao modo de organização cultural e social da sociedade moderna.
Questão 9
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Embora o gabarito oficial assinale a alternativa [C] como correta, parece mais adequado optar por [E], pois o texto privilegia a escrita poética como forma de manutenção de memória, ou seja, o que se quer reter na memória é revelado quando o poema é publicado (“Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica, /por isso se declara e declama um poema:/Para guardá-lo: /Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda: /Guarde o que quer que guarda um poema”).
Questão 10
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Nos últimos quatro versos do poema de Castro Alves, percebe-se a visão do eu lírico relativamente à sua pátria ('Minha terra é lá bem longe, /Das bandas de onde o sol vem; /Esta terra é mais bonita. /Mas à outra eu quero bem). No entanto, logo no início, é também patente a condição social do escravo sujeito às mais duras provações (“Junto ao braseiro, no chão, entoa o escravo o seu canto, / E ao cantar correm-lhe em pranto /Saudades do seu torrão'). Assim, é correta a alternativa
Questão 11
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
As alternativas [B], [C], [D] e [E] são incorretas, pois no poema [B] não existe supressão de verbos; [C] os versos têm métrica regular (redondilhos menores); [D] não existe percepção de tristeza do eu lírico, apenas a descrição da viagem de bonde no cotidiano da cidade; [E] existe presença de rimas nos versos.
Questão 12
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
No excerto, a narradora exprime a sua revolta quando Margarida desconstrói a versão idealizada da família que a avó, orgulhosamente, pretendia transmitir aos que a ouviam. Ao invés de virtudes e de comportamento digno, são revelados os podres familiares, mantidos em segredo para manter as aparências. Assim, é correta à opção [C], pois o núcleo familiar afirma-se, hipocritamente, em um pacto de atitudes e valores mantidos à custa de ocultações e falsidades.
Questão 13
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O texto e a obra retratam a figura do elemento colonizado (índio), ressaltando suas características físicas e seus costumes.
Questão 14
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Ambos os poemas refletem conceitos do platonismo amoroso. Para Platão, as realidades concretas deste mundo, dito mundo sensível, são sombras das ideias que existem no mundo inteligível, reminiscências de um mundo ideal a que volveremos após a morte. Em Cantares de Hilda Hilst, o eu lírico afirma não poder odiar nem temer o outro, já que o outro é o ser em que ele mesmo se transformou em virtude da idealização amorosa ("Porque tu eras eu”). Camões também compartilha da ideia de que o amor torna os amantes inseparáveis, fazendo-os voltar à "antiga condição” de ser uno e perfeito ('por virtude do muito imaginar (. ..) em mim tenho a parte desejada”).
Questão 15
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Ao longo do soneto, o eu lírico manifesta estranheza pelas mudanças que observa na natureza: “Quem fez tão diferente aquele prado?”, " Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço”, "Ali em vale um monte está mudado”, “Nem troncos vejo agora decadentes”. No último terceto, reconhece que também nele aconteceu a mesma deterioração que encontra na natureza: "Mas que venho a estranhar, se estão presentes/Meus males, com que tudo degenera””. Nesse sentido, deduz-se que existe empatia entre os sofrimentos do eu lírico e a deterioração da terra, como se afirma em [E].
Questão 16
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A angústia do eu lírico decorre da constatação que as convicções se alteram de geração para geração, no sentido de corrigir comportamentos e conceitos arreigados na sociedade, mas que se vão revelando incorretos e ultrapassados ao longo do tempo. Ou seja, o eu lírico manifesta angustia pela consciência das imperfeições aceitas na construção do senso comum. Assim, é correta a opção [B].
Questão 17
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Os substantivos em caixa alta, todos pertencentes ao campo semântico da tecelagem, sugerem a construção do texto, tecido com palavras que formam frases, períodos e parágrafos, interligados entre si com conectores de diversos tipos (a própria palavra "texto” tem a sua origem no latim, TEXTUM, que significa tecido). Ou seja, no trecho do enunciado, observa-se que o autor, para aludir ao trabalho do escritor, emprega um procedimento singular de escrita, que consiste em entremear o texto com termos destacados que se referem ao universo o tecer, como se afirma em [A].
Questão 18
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Os substantivos em caixa alta, todos pertencentes ao campo semântico da tecelagem, sugerem a construção do texto, tecido com palavras que formam frases, períodos e parágrafos, interligados entre si com conectores de diversos tipos (a própria palavra "texto” tem a sua origem no latim, TEXTUM, que significa tecido). Ou seja, no trecho do enunciado, observa-se que o autor, para aludir ao trabalho do escritor, emprega um procedimento singular de escrita, que consiste em entremear o texto com termos destacados que se referem ao universo o tecer, como se afirma em [A].
Questão 19
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A obra “A rosa do povo” apresenta a tensão do eu lírico oscilante entre a vontade de participação política e a visão desencantada do mundo, ou seja, apresenta uma visão caleidoscópica e polissêmica do eu lírico sobre a realidade e o contexto sócio-político em que está mergulhado. Na segunda estrofe do excerto, o eu lírico revela que a hora do descanso é hora que ele mais teme, pois o corpo pede uma paz que ele não consegue atingir, consciente da terrível realidade que o assusta e lhe suscita dúvidas. O eu lírico finaliza o poema com um tom desesperado em que a imagem do corvo estabelece intertextualidade com o poema “O corvo" Edgar Allan Poe e remete o leitor à ideia da morte. Assim, é correta a opção [C].
Questão 20
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
No poema "Casamento”, de Adélia Pardo, o eu lírico feminino compartilha um momento do cotidiano considerado enfadonho para outras mulheres, mas que para ela é expressão de companheirismo e cumplicidade que, dessa forma, contribui para a instauração do clima de sensualidade ente o casal. As figuras de linguagem (pleonasmo em "É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha," personificação em (“O silêncio de quando nos vimos a primeira vez atravessa a cozinha como um rio profundo”, as metáforas ('silêncio” e "no profundo”, "Coisas prateadas espocam:" / "somos noivo é noiva”) transformam a descrição do momento do cotidiano em material poético. Assim, é correta a opção [E].
Questão 21
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O poema “O farrista”, de Murilo Mendes, relata, em linguagem coloquial, a chegada de Cabral ao Brasil, desconstruindo a visão ufanista dos colonizadores. O tom cômico transparece na figura de um anjo que gosta de farras, displicente com a tarefa de proteger os nativos e que, na volta de uma viagem a Paris, encontra o Brasil ocupado por portugueses e holandeses, o que não o impediu de ir embora para sempre, despreocupado com o que viesse a acontecer. Assim, é correta a opção [B].direto livre, o pensamento da galinha que não compreende o que lhe está a acontecer. Assim, é correta a opção [D], pois o narrador apresenta a cena através da apropriação de diferentes pontos de vista, incorporados afetivamente.
Questão 22
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
É correta a opção [A], pois o incômodo provocado pela presença da índia durante as refeições familiares derivava do preconceito de classe e de raça dos irmãos do narrador relativamente à escrava que, embora fosse serviçal na casa grande, se sentava à mesa com eles.
Questão 23
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
É correta a opção [A], pois o incômodo provocado pela presença da índia durante as refeições familiares derivava do preconceito de classe e de raça dos irmãos do narrador relativamente à escrava que, embora fosse serviçal na casa grande, se sentava à mesa com eles.
Questão 24
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
canção="" de="" gonzaguinha="" ironiza="" o="" “comportamento="" geral”,="" que="" consiste="" na="" atitude="" conformista="" do="" indivíduo="" diante="" dos="" problemas="" sociais.="" os="" versos="" “você="" deve="" aprender="" a="" abaixar="" cabeça="" e="" dizer="" sempre:="" muito="" obrigado”,="" por="" exemplo,="" ilustram="" tal="" postura="" submissa="" questionada="" pelo="" eu="" lírico.="" <="" div="">