01. Diversidade Cultural, Conflitos e Vida em Sociedade
Questão 1
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O etnocentrismo pressupõe a avaliação de um determinado grupo social a partir de valores de outro. Neste caso, o europeu, partindo de seus valores, analisa as características físicas, costumes e o comportamento do indígena. O etnocentrismo não manifesta, necessariamente, o preconceito de forma acintosa ou explícita.
Questão 2
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Apesar de criada e desenvolvida durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, o discurso apresentado no texto não tem um caráter autoritário, porém intervencionista e nacionalista, no entanto, tal política não é vista como uma agressão ou ingerência do Estado sobre a vida privada e foi entendida de forma positiva pela sociedade.
Questão 3
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Ao afirmar que "o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar essa gente", Caminha demonstra que o português buscaria, através da catequese, "civilizar" o indígena, considerado selvagem por não ter "fé, lei nem Rei".
Questão 4
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Nota-se, pelas imagens, que os homens medievais contavam seu tempo através dos ciclos agrícolas, denotando, assim, uma concepção de tempo natural.
Questão 5
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Interpretação de texto. Nos Séculos XVII e XVIII, os tropeiros eram partes da vida da zona rural e cidades pequenas dentro do sul do Brasil. Vestidos como gaúchos com chapéus, ponchos e botas, os tropeiros dirigiram rebanhos de gado e levaram bens por esta região para São Paulo, comercializados na feira de Sorocaba. De São Paulo, os animais e mercadorias foram para os estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Questão 6
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
A alternativa [A] é a única correta. Os textos apresentam mulheres que não têm liberdade para de escolha, que vivem sob a tutela de seus pais ou maridos e que são educadas para os afazeres domésticos. Desta maneira, são relegadas a um regime de submissão de gênero, não tendo as mesmas possibilidades de inserção social que os homens.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
O Patriarcalismo, característica social que predominou na Europa até o século XIX e foi transferida para o Brasil Colonial, em especial na sociedade do açúcar, colocava o homem como centro da sociedade, relegando a mulher um papel secundário e submisso.
Questão 7
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Em uma sociedade rigidamente marcada pela religiosidade católica (como era o caso do Brasil Colonia), falar sobre sexo e prazer, em geral, implicava em ser acusado de desvios morais e práticas pecaminosas, ainda que, de fato, isso não fosse verdadeiro. A lógica católica da época acabava por condenar práticas de comportamento e sexuais que, nas sociedades ocidentais atuais, por exemplo, são bem aceitas.
Questão 8
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O Estado Islâmico é um grupo fundamentalista islâmico sunita e terrorista que ocupa parte dos territórios da Síria e do Iraque. Seu objetivo é a fundação de Califado (Estado teocrático baseado em leis religiosas). Os adversários do Estado Islâmico são: governos do Iraque e da Síria, curdos, xiitas, sunitas moderados, yazidis, Estados Unidos e seus aliados. O grupo realizou atentados contra patrimônio histórico e arquitetônico no Iraque (Mesopotâmia: assírios) e na Síria (cidade de Palmira).
Questão 9
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Nas palavras do presidente do IPHAN, que a própria questão traz, "a paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira". Daí a relação entre sociedade e natureza.
Questão 10
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Na contemporaneidade, a indústria cultural, ao padronizar a produção cultural, produz a ilusão de que os indivíduos estão escolhendo o que vão consumir. No entanto, isso é um efeito da ideologia, uma vez que todos os produtos são massificados e extremamente parecidos entre si.
Questão 11
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Na antiguidade a escravidão de um indivíduo era determinada pelo aprisionamento em guerra, por dividas ou pelo nascimento, diferindo da escravidão adotada na América pelos colonizadores europeus na modernidade e no século XIX, restrita a negros ou indigenas, baseada portanto em critérios étnicos.
Questão 12
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A pergunta deixa claro que pretende um destaque relacionado à escravidão, portanto sabemos que a imagem retrata um casal de escravos. Neste caso percebe-se a diferenciação nas vestimentas, provavelmente de "negros de ganho” ou de escravos domésticos com algum grau de liberdade. Dentre as vestimentas, o sapato era entendido naquela época como elemento diferenciador, pois poucos escravos tinham esse privilégio.
Questão 13
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
O agronegócio resulta, entre outros aspectos, de avanços nos transportes e em suas redes físicas, nas telecomunicações e na informática, características capazes de internacionalizar a produção através de redes mundiais, marcadas por commodities transformadas a partir de cadeias produtivas amplas e complexas, com preços controlados por bolsas em várias partes do mundo. Fatalmente este tipo de atividade vai acabar gerando tensões com comunidades tradicionais, não apenas no Brasil como em outras regiões mundo afora. No caso, existe uma forte pressão dos interesses de latifundiários, agentes produtivos, indústrias, empresas de comércio em busca de aumento de áreas de plantio frente ao processo de legislação de proteção indígena e ambiental.
A alternativa [B] é falsa, o agronegócio é articulado por grandes grupos empresariais de capital nacional e multinacional.
A alternativa [C] é falsa, a legislação ambiental é rigorosa, mas conta com pouca fiscalização e, eventualmente, com pouca vontade política para tratar da questão.
A alternativa [D] é falsa, os polos de tensão são locais, eventualmente sem ligação direta com industriais paulistas.
A alternativa [E] é falsa, as terras indígenas são alvo de pressões da expansão das áreas de plantio.
Questão 14
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Ao afirmar que o uso de técnicas indígenas constitui o elemento autêntico da culinária brasileira, o texto deixa clara a importância da assimilação de diferentes culturas para a identidade brasileira.
Questão 15
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O texto faz referência direta a importância do Direito como arma de luta pela liberdade, no entanto, ao tratar de intelectuais negros, vale lembrar que esse universo era muito limitado e, em meio a um número muito pequeno, muitos conseguirem destaque na sociedade da época, pós 1870, (a Lei do Ventre Livre é de 1871) época em o movimento abolicionista conheceu grande crescimento. Apesar de alguns negros forros (libertos) se intelectualizarem, essa foi a situação de uma minoria-normalmente destacada em livros.
Questão 16
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]
Na África Ocidental, o papel das mulheres é destacado no comércio informal de mercadorias variadas, com destaque para alimentos, roupas e artesanato. Esta característica cultural e econômica foi herdada pelo Brasil em decorrência da entrada de população negra escrava no período colonial.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
O texto retrata uma característica da cultura africana que foi trazida para o Brasil pela escravidão, e se tornou uma das maiores características escravistas brasileiras: o chamado escravismo de ganho (escravos que faziam serviços urbanos, como o comércio ambulante). O destaque do texto é que tanto na África quanto no Brasil esse trabalho era exercido de maneira significativa pelas mulheres.
Questão 17
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
As informações contidas no fragmento utilizado na questão e bem como a alternativa correta, sustentam a existência de comunidades com características muito peculiares no interior paulista, no caso o bairro do Cafundó em Salto do Pirapora, evidenciando-se assim a diversidade cultural existente no estado.
Questão 18
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Proibidos pelos seus senhores e pela Igreja Católica de praticar suas religiões nativas, os africanos escravos buscaram alternativas para continuar adorando suas divindades. A principal dessas alternativas foi apelar para o sincretismo religioso: adotar um nome católico para uma divindade africana e adorá-la, enganando os senhores e a Igreja.
Questão 19
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A imagem de Luiza Mahin faz clara referência à possibilidade de resistência cultural diante de contextos de dominação, como aquele que a população negra e escravizada sofreu no Brasil.
Questão 20
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
O preconceito e a segregação racial nos EUA, trazidos desde o passado colonial e a Guerra de Secessão, ainda perduravam no século XX e, por isso, levaram os afro-americanos a deflagrarem um movimento pela busca de igualdade racial e civil no país. A atitude de Rosa Parks insere-se nesse contexto.
Questão 21
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O parecer descrito no texto pode servir como forma de compreensão de nossa necessidade contemporânea de publicizar nossa vida privada. Isso é bastante comum em redes e mídias sociais, em que são forjadas subjetividades e imagens de bem-estar individual e social.
Questão 22
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Em mundo de mentalidade capitalista e materialista, a pobreza é intuitivamente associada à falta de dinheiro. No entanto, o texto demonstra que essa é somente uma possibilidade de compreensão. Mia Couto, então, apresenta a concepção de pobreza mais relacionada à solidão, à ausência de laços sociais e fragilização das redes de sociabilidade.
Questão 23
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]
A alternativa [E] está correta porque os textos discutem os novos significados do conceito de fronteira no contexto da globalização, haja vista que, a fronteira ganha flexibilidade ao tratar da circulação de capitais e investimentos, e se torna inflexível ao tratar da circulação de pessoas, portanto, a fronteira se torna seletiva nos mecanismos segregadores. As alternativas incorretas são: [A], porque há restrições à circulação de pessoas; [B], porque o conceito de fronteira abordado não diz respeito aos limites naturais; [C], porque embora haja redução ou eliminação dos obstáculos aduaneiros para capitais e investimentos, a fronteira, paradoxalmente, torna-se inflexível para a circulação de pessoas; [D], porque os textos não discutem a questão do nacionalismo.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
As fronteiras não são somente barreiras físicas e materiais. Elas correspondem também a qualquer forma de separação de grupos sociais diferentes, impossibilitando a construção de novas identidades e a democratização da riqueza em um mundo globalizado.
Questão 24
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A propaganda apresentada na questão descreve a mulher como sendo frágil e com necessidade de agradar aos homens. Esse estereótipo continua, de alguma forma, ainda presente em nosso imaginário social, por mais que haja muitas mudanças no posicionamento da mulher na sociedade atual.