02. Formas de Organização Social, Movimentos Sociais, Pensamento Político e Ação do Estado
Questão 1
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A única alternativa possível é a B, pois somente ela expressa, por meio da citação de Santo Agostinho, a tese do determinismo, isto é, que a vida humana está fadada a ser governada por forças superiores, restando ao homem pouca liberdade para alterar seu destino, pois mesmo que ele tente mudar o rumo das coisas não conseguirá mudar seu futuro, sendo exatamente essa a mensagem que o mito Édipo Rei tenta transmitir.
Questão 2
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A Revolução Constitucionalista de 32 é também chamada de Revolução Paulista, pois reuniu diversos setores da sociedade desse estado, liderados pelas elites - cafeeira e urbana-contra a centralização política dotada por Vargas e considerada pelos paulistas como uma ditadura, pois o Congresso Nacional fora fechado e os governadores estaduais destituídos e substituídos por interventores. Do ponto de vista simbólico, a figura escolhida para representar os paulistas foi a do "bandeirante", personagem do período colonial, típico personagem da região, identificado como "herói" pela historiografia tradicional.
Questão 3
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
No texto apresentado o Padre Antônio Vieira estabelece uma relação entre o sofrimento de cristo crucificados e as condições de maus tratos sofridos pelos escravos nos engenhos de açúcar, denunciando assim o martírio vivido pelos cativos na sociedade colonial. O que fica evidente em passagens do texto como: “Em um engenho sois imitadores de Cristo crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão”.
Questão 4
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
Somente a alternativa [A] está correta. O homem civil, segundo o texto de Rousseau, corresponde aquele que, desviando de sua própria natureza, se torna um indivíduo relacional à comunidade política.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Filosofia]
Se fizéssemos um exercício de completa abstração e pensássemos unicamente a partir do ponto de vista do "homem natural", então poderíamos dizer que a sua transformação em homem civil seja um desvio. Porém, Rousseau não dá a entender que tal passagem para a vida civil seja simplesmente um artifício, um desvio da rota natural. Segundo um trecho de sua obra, Contrato Social, a passagem é inevitável para a própria conservação do homem e, portanto, um tanto natural, isto é, ela se cria pelo movimento da própria natureza do homem.
"Esse estado primitivo não pode mais subsistir, e o gênero humano pereceria se não mudasse sua maneira de ser. Ora, como é impossível aos homens engendrar novas forças, mas apenas unir e dirigir as existentes, não lhes resta outro meio para se conservarem senão formar, por agregação, uma soma de forças que possa vencer a resistência, po-los em movimento por um único móbil e fazê-los agir em concerto". (J-J. Rousseau. Contrato social. In Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 602).
Questão 5
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A Constituição brasileira de 1934 foi a primeira no Brasil a dar direito de voto as mulheres, fato lembrado pela charge da questão.
Questão 6
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Os homens, por si mesmos, não agem de forma homogênea. Assim, tomando a metáfora de um navio, Tomás de Aquino considera que a sociedade necessita de um piloto capaz de conduzir a todos a um mesmo fim: o bem comum.
Questão 7
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Hume, sendo empirista, considera que os pensamentos são produzidos pela associação de ideias obtidas pelas sensações do homem, tal como afirma corretamente a alternativa [A].
Questão 8
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Apesar de situada no Egito, não teve a função de preservar acervo arqueológico, mas principalmente documentos escritos. Mesmo após a morte de Alexandre e a fragmentação do Império Macedônico, os sucessores da dinastia dos Ptolomeus preservaram a influência que a cultura grega havia produzido nos povos dominados pelos macedônios.
Questão 9
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Segundo o texto, aqueles que chegaram ao poder em 1930 valorizavam a República, porém criticaram suas características políticas e isso pode ser entendido na medida em que o novo grupo que chegou ao poder, o fez exatamente eliminando o grupo de proclamou a República e instituiu um modelo baseado no coronelismo e no voto de cabresto.
Questão 10
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A questão valoriza a interpretação de texto, recorrendo à análise do autor sobre alterações ocorridas no cotidiano da cidade do Rio de Janeiro a partir do desaparecimento dos cafés, locais de entretenimento e convivência, em decorrência do progresso.
Questão 11
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Platão é conhecido como um filósofo idealista. Segundo ele, a verdade encontra-se no mundo das ideias, e não no mundo material. O pensamento somente pode se aproximar das ideias através da dialética, que o purifica das crenças e opiniões.
Questão 12
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [D], o texto descreve a fusão de componentes históricos e culturais diferentes resultando no mosaico do mundo contemporâneo. Estão incorretas as alternativas: [A] e [E], porque a fusão ocorre através da história sem evidência aos povos exóticos ou a grupos privilegiados; [B], porque não são somente os hábitos que compõe o mundo contemporâneo: [C], porque não é somente a Antiguidade Clássica que soma ao mundo contemporâneo.
Questão 13
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O Bico do Papagaio localiza-se no norte do estado do Tocantins, fazendo divisa com os estados do Pará e do Maranhão, uma região de afluxo de migrantes e populações rurais de sem terras que acabam entrando em atrito com fazendeiros e grileiros
A alternativa [A] é falsa, a região das Missões, ao sul do Rio Grande do Sul, está entre as que praticamente não apresentam áreas de conflito.
A alternativa [C] é falsa, o oeste baiano não está entre as áreas mais conflituosas.
A alternativa [D] é falsa, o norte do Mato Grosso corresponde a Amazônia e apesar da expansão da agricultura mecanizada não está é a área mais violenta do país.
A alternativa [E] é falsa, o maior registro de mortes foi no Bico do Papagaio.
Questão 14
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Questão de interpretação de texto. Atenção com a alternativa "A", pois na realidade a Bolívia foi indenizada. O chamado "boom" da borracha -e não ciclo da borracha - atraiu para o oeste da região amazônica milhares de brasileiros, principalmente nordestinos, antes do Tratado de Petrópolis. Aliás, foi a grande presença de brasileiros efetivamente ocupando e trabalhando na região que possibilitou as negociações com a Bolívia, francamente favoráveis ao Brasil.
Questão 15
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O Brasil avançou muito em termos sociais quando analisamos as taxas de mortalidade infantil, mas ainda fica atrás de nações mais desenvolvidas, principalmente pela existência de bolsões de miséria, principalmente na região Nordeste.
A alternativa [A] é falsa, a redução da taxa de natalidade não esconde os problemas estruturais como atendimento médico e alimentares.
A alternativa [B] é falsa, o Brasil ainda não atingiu sua meta de reduzir ao máximo a mortalidade infantil.
A alternativa [D) é falsa, a região Sul tem alto índice de crescimento econômico.
A alternativa [E] é falsa, não há relação de causa e efeito, pois os índices da região Norte são os mesmos que a região Sudeste.
Questão 16
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O Plano Marshall, além de ajudar os EUA a ampliar sua influência capitalista na Europa no contexto da Guerra Fria, alavancou a industrialização de exportação norte-americana, através da venda ao exterior de veículos e maquinário, principalmente.
Questão 17
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Do ponto de vista estritamente geográfico, a Europa é uma península da Ásia. No entanto, o decorrer do tempo aplicou-lhe a denominação de continente pela importância amealhada através de desenvolvimento económico, financeiro, social e cultural ímpar na História da humanidade. A Europa acabou se constituindo no berço da civilização ocidental.
A alternativa [A] é falsa, a visão geopolítica mais recente é mais abrangente englobando os antigos países da área de influência da ex-URSS (cortina de ferro).
A alternativa [C] é falsa, o período da guerra fria delimita diferentes perfis de forte viés ideológico.
A alternativa [D] é falsa, a visão recente incorpora elementos socioeconômicos.
A alternativa [E] é falsa, a visão clássica considera os aspectos culturais, econômicos e ambientais, mesmo porque não há uniformidade nesse amplo espaço geográfico.
Questão 18
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Países como os Estados Unidos cada vez mais utilizam sua capacidade científica e tecnológica como estratégia de poder econômico e geopolítico em relação aos demais países, inclusive os competidores. Entre os problemas é o avanço das empresas de tecnologia sobre os mercados de países desenvolvidos e emergentes, a exemplo do aplicativo de celular Uber que causou conflitos com taxistas em vários países. Um dos exemplos foi o caso de espionagem contra o Brasil revelado por Edward Snowden.
Questão 19
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A partir dos anos 1960, com o crescimento da população rural, a falta de uma reforma agraria, passou a dificultar o acesso à terra a um número cada vez maior de pessoas. Alguns aspectos econômicos peculiares como baixa remuneração e falta de assistência além da grande concentração fundiária e má distribuição de renda acabaram favorecendo fortes correntes migratórias do campo para a cidade (êxodo rural). A região Sudeste recebeu mais migrantes devido ao seu maior desenvolvimento e as maiores cidades foram as mais procuradas na esperança de se obter uma melhor qualidade de vida. O resultado foi o crescimento urbano desordenado, o inchaço urbano.
A alternativa [A] é falsa, o êxodo rural foi um processo de migração espontânea de população em busca de melhores condições de vida.
A alternativa [B] é falsa, são as atividades do setor produtivo que se modernizam e acabam exigindo maior qualificação.
A alternativa [D] é falsa, como região mais desenvolvida e modernizada, o trabalho manual só terá destaque mais recentemente sob a forma do artesanato como objeto de consumo, necessitando, porém de pequena quantidade de pessoas.
A alternativa [E] é falsa, na estrutura modernizada de atividades na região Sudeste, a especialização é fundamental no ponto de vista da produção capitalista.
Questão 20
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A presente questão pode gerar confusão. Segundo o gabarito oficial, a alternativa correta é a [D]. No entanto, a alternativa [E] nos parece mais correta. A discussão apresentada nos textos não diz respeito especificamente a valores democráticos. O que há é a relação entre ausência do Estado e falta de controle sobre os indivíduos. Isso se percebe, sobretudo, nas instituições públicas, que não conseguem fazer com que a cidadania do povo seja reconhecida.
Questão 21
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Orientado pelas teorias do economista John Maynard Keynes, o New Deal, plano de recuperação da economia norte-americana implementado pelo presidente Franklin Roosevelt a partir de 1933 para reduzir os efeitos da depressão desencadeada pela crise de 1929, teve como principal característica a intervenção do Estado na economia contrariando preceitos do liberalismo econômico.
Questão 22
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Durante a Primeira República, também denominada de República Velha, o país manteve sua estrutura agraria tradicional, em diversas regiões, tendo substituído a escravidão por um modelo assalariado precário. A estrutura exportadora e de concentração de terras permaneceu e, a adoção de novo modelo eleitoral, no qual o homem pobre poderia votar - desde que alfabetizado - exigiu que os latifundiários se preocupassem em estabelecer controle sobre o voto de seus trabalhadores.
Os grandes latifundiários, os "coronéis" eram aqueles que possuíam poder econômico, dada a concentração de terras, poder político local-dominando as prefeituras e, na prática, o poder de polícia e de justiça, uma vez que delegados e juízes eram normalmente indicados por eles.
Questão 23
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Por seu caráter abolicionista, a Independência do Haiti teve grande influência em manifestações dos negros e segmentos populares contrários à sua situação. A Conjuração Baiana (Revolta dos Alfaiates) de 1798, que teve caráter popular, além das influências da independência das Treze Colônias Inglesas, dos ideais iluministas, republicanos e emancipacionistas difundidos por uma parte da elite culta, reunida em associações como a Loja Maçônica Cavaleiros da Luz, teve forte influência do processo de independência do Haiti ou, haitianismo. Os revoltosos pregavam a libertação dos escravos, a instauração de um governo igualitário (defesa dos méritos e capacidades), além da instalação de uma República Baianense e da liberdade de comércio e o aumento dos salários dos soldados.
Questão 24
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O texto afirma que os trabalhadores se organizaram e protestaram devido à situação de crise econômica, herdada do período anterior a 1960, ou seja, do governo de Juscelino Kubitschek, época entendida como de grande desenvolvimento industrial e urbano, mas de grande inflação e de corrosão dos salários.
Questão 25
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A expressão renascentista nos remete à Idade Moderna, momento em que uma nova visão de mundo se desenvolveu ao mesmo tempo em que a burguesia e o comércio estavam em expansão. A cultura renascentista resgata valores greco-romanos em contraposição a visão medieval ainda predominante na sociedade e, dessa maneira, revalorizou a razão, estimulando a reflexão e o senso crítico, com novas descobertas científicas, assim como uma nova arte, que refletia não apenas a adoção de novas técnicas, mas a valorização do ser humano e de sua vida cotidiana.
Questão 26
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A questão enfatiza a organização política de duas sociedades de épocas e lugares distintos, em cidades estados.
Questão 27
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
As informações contidas no texto contextualizam-se no período da chamada República das Oligarquias ou República Velha no Brasil entre 1894 e 1930. Em razão de o voto ser aberto, os coronéis influenciavam o processo eleitoral em seus domínios através do chamado "voto de cabresto" e de fraudes, constituindo-se em importante base de sustentação do poder das oligarquias.
Questão 28
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A sociedade inca era estamental, ou seja, a posição social do indivíduo era definida pelo nascimento e, nesse sentido, não havia mobilidade. A estrutura de poder era aristocrática, na qual uma elite guerreira e administrativa concentrava o poder, portanto, a sociedade era marcada pela desigualdade.
Questão 29
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Os Atos Institucionais representaram o artifício político utilizado pelo regime militar para promover a centralização e o autoritarismo e tentar manter uma aparência de legalidade no país. O Al-5 representou o "Ato" mais repressor, pois suspendeu as garantias individuais e ampliou os poderes do executivo.
Questão 30
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A canção em questão trata da migração, dando especial valor à memória do migrante. Isso é perceptível nos trechos "minha vida é andar por esse país" e "guardando as recordações das terras onde passei".
Questão 31
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Aristoteles parte do senso comum para afirmar que todas as atividades humanas, pragmáticas ou teóricas, miram um bem qualquer, de modo que o bem pode ser definido como aquilo a que todas as ações tendem. Todavia, nem todas as atividades do homem tendem para o bem da mesma maneira, pois algumas ações são seus próprios fins e outras são melos através dos quais se atinge alguma finalidade desejada. O homem é capaz de muitas atividades e, por conseguinte, é capaz de atingir muitos fins. Alguns destes fins estão subordinados a outros - por exemplo, a finalidade da agricultura e a alimentação - e, consequentemente, se não podemos dizer que cultivamos apenas por cultivarmos, ao contrário podemos dizer que nos alimentamos apenas por nos alimentarmos. Entretanto, a questão é que poderíamos considerar todas as nossas atividades, até a alimentação, em função de outras, e o fim visado pela primeira tornar-se-ia o começo da segunda. Se assim considerássemos, a sequência seguiria infinitamente, nos fazendo transitar de uma ação para outra nunca nos tranquilizando. Ora, a atividade humana deve visar o bem tendo em vista aquela atividade mais excelente, o sumo bem. Conhecer tal sumo é, então, de grande importância, pois afetaria a maneira como agimos e facilitaria a realização da nossa felicidade nos dando um bom termo para nossas ações. Segundo o filósofo grego, a política é a arte mestra, pois é decisiva para a determinação dos conteúdos de todas as ciências, isto é, todos os conhecimentos se subordinam à finalidade da política, se considerarmos que o bem é a felicidade e o sumo bem é a felicidade de todos, então a política se torna a mais decisiva das ciências por ser a atividade que realiza o último fim, o sumo bem. Portanto, se a felicidade é a atividade da alma em conformidade com a virtude perfeita, e esta virtude perfeita é adquirida através de um bom hábito dirigido pela ciência política, então a felicidade é algo divino, pois ela é o que de melhor existe no mundo, ou seja, ela é a felicidade de todos os cidadãos atingida pela boa direção da alma de cada um.
Questão 32
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A "Política dos Governadores" foi uma aliança formada entre os presidentes da República, os governadores e os coronéis no Brasil durante a República Velha. Tal política, baseada no apoio mútuo entre as partes envolvidas, garantia o aumento do poder de influência dos líderes regionais, ou seja, dos coronéis.
Questão 33
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
As "mulheres que vivem para os seus maridos" são mulheres que têm seu status social definido a partir da subserviência aos homens. De fato, na sociedade ateniense clássica, as mulheres não possuíam os direitos de cidadania, tendo sua importância vinculada aos afazeres domésticos e reprodutivos da sociedade.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
O conceito de cidadania ateniense era excludente, privilegiando apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses natos. Sendo assim, as mulheres atenienses não eram consideradas cidadãs, não exerciam a democracia ateniense e, portanto, estavam abaixo dos homens na hierarquia social.
Questão 34
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Como mencionado corretamente na alternativa [E], segundo o texto, a característica do sistema político brasileiro é o conservadorismo propagando-se como a expressão da sociedade, fato que permite sua legitimação a despeito das demandas sociais por mudanças. Estão incorretas as alternativas: (A), porque o texto não faz referência ao poder econômico: [B], porque o texto não faz referência a questão partidária: [C], porque segundo o texto, o conservadorismo se mantém em razão da expressão conservadora da sociedade; [D], porque o texto não faz referência à gestão governamental.
Questão 35
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Sociologicamente, não se pode dizer que o indivíduo possui autonomia total de pensamento em relação à sociedade em que vive. Longe de permitir um grau máximo de liberdade, isso causaria um desajuste total do indivíduo em relação à sociedade. Assim, qualquer forma de compreensão da realidade (inclusive a compreensão crítica) é também condicionada socialmente.
Questão 36
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O desenvolvimento urbano e o renascimento cultural promoveram transformações na sociedade, como o surgimento de novas profissões urbanas, promovendo, também, uma nova divisão do trabalho.
Questão 37
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A questão caracteriza-se como interpretação de texto a partir de informações sobre contendas envolvendo o Ministério da Saúde no Brasil e a Justiça com relação ao Sistema Único de Saúde (SUS). A menção do ministro sobre imposição de tecnologias, insumos ou medicamentos pela Justiça, supõe a relação do fragmento com afirmação da alternativa correta das pressões dos laboratórios para incorporar novos e caros medicamentos à lista do SUS.
Questão 38
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Getúlio Vargas foi a expressão maior do populismo, fenômeno político na América Latina entre as décadas de 1930 e 1960. no Brasil. A manipulação das massas trabalhadoras em proveito político utilizando-se dos meios de comunicação de massa, e em particular o rádio, era uma característica básica do populismo. O programa de rádio a "Hora do Brasil", foi criado durante o Estado Novo para difundir as realizações do governo e contribuiu pra promover a imagem positiva de Vargas como o "Pai dos pobres" junto aos trabalhadores.
Questão 39
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
As manifestações que tomaram a Europa durante a crise de 2011 foram encabeçadas pela juventude insatisfeita, basicamente, com duas coisas: o desastre econômico que assolou o Velho Continente e a falta de participação política da maioria das populações. Tais descontentamentos podem ser encontrados na frase que a questão traz: "demandamos submeter a referendo o resgate bancário".
Questão 40
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O texto deixa claro que, apesar da existência de leis e tratados, o Brasil não consegue colocar em prática uma política de punição para aqueles que estão envolvidos em casos de tortura.
Questão 41
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A ditadura militar, iniciada em 1964 no Brasil, instituiu o bipartidarismo no pais, ou seja, a regulamentação da existência e atuação de apenas dois partidos políticos no Brasil, um de situação e outro de oposição.
Questão 42
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O movimento estudantil iniciado na França em maio de 1968, influenciou uma grande mobilização de jovens, intelectuais e artistas no ocidente que afrontava os valores tradicionais da cultura burguesa, dando origem à chamada "contracultura" e à idealização da "sociedade alternativa" contribuindo significativamente para mobilizações em torno de temas como o pacifismo, o ambientalismo, direitos das minorias e a equidade de gêneros.
Questão 43
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O grande diferencial da Conjuração Baiana (enquanto movimento revoltoso no Brasil) foi seu caráter popular, em especial no que diz respeito aos participantes e aos ideais desejados, como a abolição da escravatura e a igualdade jurídica de todos.
Questão 44
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A Campanha das "Diretas Já” ocorreu entre 1983/84, quando do final da ditadura militar e a expectativa de eleger diretamente o Presidente da República. A imagem e o texto se referem às mobilizações populares pelo impeachment do presidente Fernando Collor de Mello em 1992, sob fortes suspeitas de corrupção. O 'Fora Collor' reuniu principalmente jovens, estudantes, denominados de "caras pintadas'' - devido as pinturas do rosto com tintura preta - mas mobilizou toda a sociedade brasileira.
Questão 45
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Para os setores mais conservadores da sociedade, os grupos de esquerda e suas entidades, assim como a ideia de "conscientizar os trabalhadores" representavam uma ameaça ao país e suas instituições. A situação descrita no início dos anos 60 demonstra a polarização política existente e uma situação de crise, principalmente durante o governo de João Goulart, derrubado pelas forças conservadoras em 1964.
Questão 46
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O movimento fascista -incorporado pela Itália e pela Alemanha, onde ficou conhecido como Nazismo - ganhou corpo na Europa a partir da década de 1930. Sistematizado a partir de atitudes autoritárias (como o unipartidarismo, a censura e o racismo), o fascismo foi responsável por alguns episódios violentos no Velho Continente, o que fez surgir uma série de movimentos contrários a ele.
Questão 47
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A escravidão em terras americanas, desde o início da colonização europeia no século XVI até o século XIX, apresenta diferentes aspectos, pois além da escravização dos nativos, sobretudo no Brasil, a escravidão africana, que se tornara predominante, apresentava particularidades em razão das demandas específicas e aspectos culturais de cada região. Assim como a própria escravidão, sua abolição também teve diferentes motivações que podiam ser humanitárias, religiosas, económicas e políticas. A questão analisa dois momentos de abolição da escravidão, motivada por interesses políticos.
Questão 48
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Questão de interpretação e comparação que requer alguma atenção e mais do que conhecimento histórico, mas as novas tendências de interpretação da História. Os dois textos divergem quanto os motivos da guerra, sendo que o segundo texto apresenta uma crítica ao primeiro, ao considerá-lo” ideológico" e sem base documental. É importante lembrar que, se a História é uma ciência humana, passível de interpretações diferentes onde as ideologias têm naturalmente visões diferentes, a História deve ser escrita a partir de base documental.
Questão 49
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Como exemplo da radicalidade indicada pelo prof. Franklin Leopoldo e Silva, vale mencionar que Descartes inicia a segunda meditação com a metáfora de um homem submerso, ele diz: a meditação que fiz ontem encheu-me de tantas dúvidas, que doravante não está mais em meu alcance esquecê-las. E, no entanto, não vejo de que maneira poderia resolvê-las; e, como se de súbito tivesse caído em águas muito profundas, estou de tal modo surpreso que não posso nem firmar meus pés no fundo, nem nadar para me manter à tona'. Essa metáfora expõe um homem de mãos atadas, voltar para a situação anterior é impossível, porém manter-se no meio do caminho também. A única opção é manter-se trilhando o caminho da dúvida sistemática e generalizada, esperando desse modo alcançar algum ponto firme o suficiente para ser possível apoiar os pés, e nadar de volta para a superfície. Mantendo-se nesse caminho, o filósofo busca o ponto que irá inaugurar uma cadeia de razões da qual ele não poderá duvidar. O chão desse mar no qual o filósofo está submerso é esta única coisa da qual ele não pode duvidar, mesmo se o gênio maligno estiver operando. Tal certeza radical é a certeza sobre o fato de que se o génio maligno perverte meus pensamentos, ele nunca poderia perverter o próprio fato de que eu devo estar pensando para que ele me engane. Penso, existo é a nova raiz que nutre a modernidade.
Questão 50
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O único elemento que podemos destacar do texto I que complementa o texto Il é o seguinte: "(...) no entanto, a importância histórica (caráter político, observação da corretora) da lei de 1888 não pode ser mensurada apenas em termos numéricos. O impacto que a extinção da escravidão causou numa sociedade constituída a partir da legitimidade da propriedade sobre a pessoa não cabe em cifras (...). Nele, fica claro que o autor faz referência ao significado político da Abolição.
Questão 51
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Ao observar os artigos citados, percebe-se a preocupação em criminalizar atitudes comuns a uma parcela da população negra, como a capoeira, vista pela elite branca como uma ameaça. É interessante notar que o Código foi elaborado apenas dois anos depois do fim da escravidão e reflete a necessidade da criação de novos mecanismos, teoricamente democráticos, que mantivessem a população negra, assim como suas expressões culturais, marginalizada.
Questão 52
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O período regencial é normalmente entendido como "de crise", perceptível pelas grandes rebeliões que ocorreram nas diversas regiões do Brasil, levadas a cabos pelas camadas excluídas do poder, agravadas pela exclusão econômica e social em alguns casos. Apesar de sabermos que o tráfico não permanecerá por muito tempo, ele ainda existiu por quase 20 anos após a abdicação de D. Pedro I. A Lei de 1831 do ministro Feijó não foi cumprida, dada a tendência da elite tradicional em manter o braço escravo na lavoura (situação que se modificou em grande parte fruto das pressões inglesas).
Questão 53
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A letra da música reflete uma concepção tradicional da abolição da escravidão, segundo a qual a alforria foi uma dádiva da Princesa Isabel aos escravos. Valoriza um ato heroico e de bondade da governante, visão predominante na historiografia oficial. Nas últimas décadas, a abolição é entendida como parte da luta de escravos e abolicionistas e das contradições do próprio modelo escravocrata no contexto de expansão do capitalismo.
Questão 54
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A reabertura política que poria fim ao Regime Militar no Brasil enfrentou a resistência de “militares radicais" também conhecidos como "militares linha dura" das nossas Forças Armadas. No governo de Figueiredo, a ação desses militares pode ser enquadrada como "terrorista", uma vez que "cartas-bombas" eram enviadas para redações de jornais e para a OAB e, no caso mais grave, em 1981, um atentado a bomba ocorreu no Rio Centro, durante um show.
Questão 55
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O modelo federalista - adotado, por exemplo, pelos EUA após a Independência, e parcialmente adotado pelo Brasil durante o Segundo Reinado - dava aos Estados certa autonomia governamental, sem ingerência do Estado Central. A frase "administrar-se-ia de perto, governar-se-ia de longe, alvo a que jamais se atingirá de outra sorte" demonstra esse ideal.
Questão 56
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Apesar de estarem vivenciando o chamado neocolonialismo, os países africanos, durante a Segunda Guerra, se engajaram em lutar ao lado das forças imperialistas contrárias à Alemanha e à Itália, uma vez que a política fascista, em especial o Nazismo, adotava o discurso do determinismo biológico e da hierarquização das raças, colocando a raça negra como uma raça inferior.
Questão 57
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
O sistema colonial desenvolvido durante a Idade Moderna enquadra-se no processo de expansão do comércio, responsável por fortalecer o Estado absolutista e possibilitou o enriquecimento da camada burguesa. Todo o processo de exploração colonial tinha como objetivo gerar riqueza, acumulada segundo a visão mercantilista de economia.
Questão 58
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A invasão holandesa do Nordeste do Brasil no século XVII foi motivada pelo interesse no controle do lucrativo comércio do açúcar, do qual os flamengos foram privados pela Espanha em razão de conflitos entre holandeses e espanhóis à época da união das coroas ibéricas (1580-1640). Sendo a produção realizada basicamente pelo trabalho escravo africano, tornava-se também necessário aos holandeses, o controle de domínios lusitanos na África fornecedores de escravos.
Questão 59
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Uma das características do chamado Milagre Econômico, posto em prática durante a Ditadura, foi a adoção da política de abertura da economia nacional ao capital estrangeiro, inclusive por meio de vultosos empréstimos para a realização de obras de infraestrutura.
Questão 60
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Todo movimento social tem como princípio a vivência e a participação política. No caso específico dos novos movimentos sociais no Brasil, eles se inseriram em um contexto de ampliação da participação política do brasileiro, contribuindo justamente para consolidar a ideia de que a democracia se exerce a todo instante e em vários locais, não somente em momentos eleitorais. Isso porque, apesar da retomada da democracia, nem todos os grupos sociais tiveram seus direitos (sobretudo sociais) garantidos de forma real após o processo de redemocratização.
Questão 61
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A alternativa [A] é a única correta. Reconhecer a liberdade de orientação sexual corresponde a ampliar a noção de cidadania, valorizando pessoas e grupos que antes eram marginalizados ou reprimidos pela sociedade.
Questão 62
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A alternativa A é a única correta, pois identifica o sentido correto da noção de ética para o autor, que não a restringe a preceitos normativos (alternativas B e C) e sim a relaciona com modos de viver. Na alternativa D é mal interpretado uso da expressão “em casa", pois no texto ela tem sentido figurado, significando uma identificação com o lugar de nascimento, bem como a referência a estrangeiros na citação nada tem a ver com o que é afirmado na alternativa E.
Questão 63
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Maquiavel é considerado fundador da filosofia política moderna, pois muitas das suas afirmações se contrapõem à filosofia política clássica. Basicamente, a sua reflexão se preocupa muito mais com problemas efetivos, e muito menos com reflexões utópicas sobre o dever ser. De modo que a eficiência deve ser buscada na pobreza mesma das nossas cidades como elas são, e não na possível riqueza das nossas cidades como elas poderiam ser. "Resta ver agora como deve comportar-se um príncipe com os súditos ou com os amigos. Como sei que sobre isso muitos escreveram recelo, fazendo-o eu também, ser considerado presunçoso, principalmente porque, ao tratar deste assunto, me afasto das regras estabelecidas pelos outros. Mas sendo minha intenção escrever coisa útil, destinada a quem por ela se interessar, pareceu-me mais conveniente ir diretamente a efetiva verdade do que comprazer-me em imagina-la. Muita gente imaginou repúblicas e principados que jamais foram vistos ou de cuja real existência jamais se teve notícia. E é tão diferente o como se vive do como se deveria viver, que aquele que desatende ao que se faz e se atém ao que se deveria fazer aprende antes a maneira de arruinar-se do que a de preservar-se. Assim, o homem que queira em tudo agir como bom acabará arruinando-se em meio a tantos que não são bons". (N. Maquiavel. O Príncipe. São Paulo: Círculo do livro, p. 101).
Questão 64
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Apesar de a alternativa correta enfatizar privilégios na participação da vida pública dos “grupos sociais superiores" devido a hierarquização da sociedade ateniense, quando da vigência da democracia na Atenas antiga, em termos práticos todo homem livre, nascidos na cidade e filho de pai ateniense tinha não só o direito como a obrigação de participar da política ateniense. Assim sendo, a alternativa E também poderia ser validada como correta.
Questão 65
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Se o enunciado afirma que o primeiro momento é marcado pelo autoritarismo, portanto o exercício do poder está nas mãos de poucos, e num segundo momento ele é excludente, a democracia é incompleta, significa que, na prática, a maioria não participa
Questão 66
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
É certo que a liberdade da sociedade democrática é justificada pela sua limitação designada pela constituição da lei, porém a grande questão passa, então, a ser: qual é o conteúdo da lei? Se a democracia é um regime fundado sobre o valor da liberdade, então como a própria lei poderia livrar-se desse condicionamento primordial? O que Montesquieu estabelece é a necessidade de a lei ser a limitação da licença de se fazer tudo aquilo que não esteja de acordo com a racionalidade do espírito da lei.
Questão 67
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Os trechos 'olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil” (primeiro texto) e “um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas” (segundo texto) são demonstrativos das opiniões dos autores, que julgam a cidadania pela participação política das pessoas.
Questão 68
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Habermas é um autor frequentemente evocado nos debates sobre direitos humanos. Sua teoria dá grande valor à capacidade humana de, na esfera pública, travar uma comunicação capaz de gerar a coexistência das diferenças. Desta maneira, somente a alternativa [C] está correta.
Questão 69
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O movimento pendular é um fluxo diário de pessoas entre suas residências e os locais de trabalho, de estudo e de lazer. Estes movimentos ocorrem principalmente nas áreas urbanas. Um dos desafios das cidades é reduzir o tempo perdido nos movimentos pendulares de modo a melhor a qualidade de vida dos trabalhadores.
Questão 70
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A Operação Condor foi criada em conjunto pelos órgãos de segurança dos países que compunham o chamado Cone Sul com o objetivo de investigar, vigiar e punir qualquer atividade de oposição aos governos militares
Questão 71
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
O niilismo de Nietzsche é acompanhado por uma profunda crítica à cultura e à filosofia moderna. Na ausência de esperança, o que resta ao homem ocidental é dar-se conta de sua finitude, tal como apresenta a alegoria do texto da questão.
Questão 72
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A filosofia existencialista apresenta o questionamento de um ser humano que percebe a sua existência (consciência de si). mas se vê como ser que se faz no mundo. Tal existência traz consigo, portanto, um paradoxo e uma angústia (angústia humana), uma vez que o homem, e somente ele, é o responsável por seus atos e percebe sua finitude na morte.
Questão 73
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Tal como está apresentado no texto, a democracia deliberativa tem como pressuposto a busca por consensos, ou seja, acordos que atendam a todas as partes. A democracia ativista, em contrapartida, tem como princípio a atuação das parcelas menos favorecidas da sociedade, uma vez que elas tendem a não ter seus interesses atendidos.
Questão 74
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A minoria branca que governava a África do Sul instituiu o Apartheid, um regime de segregação racial, para submeter os negros aos brancos no país. Durante a vigência de tal regime, além de não poder frequentar os mesmos lugares que os brancos, os negros eram obrigados a andar portando um passe para se deslocar pelas cidades.
Questão 75
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A obrigatoriedade do uso da burca pelas mulheres no Irã passou a existir a partir da Revolução Iraniana, ocorrida em 1979, que modificou o governo iraniano. O uso da burca, portanto, além de ser uma imposição política do novo governo xiita do aiatolá Khomeini, provocou uma mudança de costumes no Irã, descrita no quadrinho.
Questão 76
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O ceticismo pode ser caracterizado como a consciência da impossibilidade humana de encontrar verdades universais. Assim é que o filósofo não mais se preocupa em buscá-la, preferindo uma vida fundada na dúvida.
Questão 77
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
As referidas greves, ocorridas no ABC paulista em 1979, coincidiram com a chegada de João Figueiredo ao poder e, portanto, coincidiram também com a abertura do processo de redemocratização no Brasil.
Questão 78
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A Lei das Doze Tábuas transformou o Direito Romano de falado em escrito, ou seja, tomou-o fixo público e comum a Patrícios e Plebeus.
Questão 79
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Ao apresentar a coroação com símbolos como o indígena (coroando Pedro), as cores verde e amarelo (lembrando a natureza brasileira), estrelas (representando o Cruzeiro do Sul) e penas de tucano, ramos de café, coqueiros e palmeiras (lembrando a fauna e a flora brasileira), o autor da xilogravura buscou trazer à tona um sentimento de exaltação das “coisas do Brasil" e, ao mesmo tempo, afastar a herança portuguesa de D. Pedro II.
Questão 80
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A tela materializa o pensamento dos defensores da teoria do embranquecimento da população brasileira: através do relacionamento com brancos, uma família consegue "evoluir" de negra para mestiça e, daí, para branca. Tal teoria amparava-se no racismo predominante na sociedade brasileira e afirmava ser uma “evolução” o embranquecimento das gerações futuras brasileiras.
Questão 81
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Durante o Imperialismo ou Neocolonialismo, o Reino Unido dominou as regiões destacadas em escuro no mapa, como a Índia, a China e parte da África.
Questão 82
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
No século XIX, os Estados Unidos promoveram uma expansão territorial com estímulo à colonização por imigrantes. A expansão em direção ao sul e oeste foi em detrimento de territórios que estavam controlados por outros países (a exemplo do México em relação à Califórnia e Texas) e territórios ocupados por povos indígenas.
Questão 83
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A Lei Saraiva editada por Rui Barbosa foi o principal artifício de uma grande reforma eleitoral no Brasil, além da exigência da alfabetização tiveram alguns avanços também como a permissão da participação de imigrantes e não católicos. Mesmo assim a alfabetização era um enorme problema no país.
Questão 84
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Diferentemente de Locke, que entende que o estado de natureza se caracteriza pela atuação dos indivíduos como juízes das suas próprias causas. Sendo o agir humano influenciado pelas paixões, para Hobbes, no estado de natureza todos os homens são livres para usar de quaisquer meios para satisfazer suas necessidades e desejos, o que necessariamente leva à disputa constante entre os indivíduos e a um estado de guerra permanente, que ameaça à segurança e o direito à vida de todos. Assim, na ausência de um Estado que regularize as ações humanas, o homem torna-se "lobo do próprio homem".
Questão 85
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
John Rawis é um dos expoentes pensadores do liberalismo do século XX. Sua concepção de justiça de fato apresenta uma relação entre liberdade e autonomia, como bem apresenta a alternativa [A].
Questão 86
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A alternativa [D] está correta porque a mobilidade mencionada caracteriza o processo de desmetropolização, resultado dentre outros fatores da desconcentração industrial a partir da década de 1990. As alternativas incorretas são: [A], porque não ocorreu descapitalização do setor primário suas atividades: [B], porque a mobilidade se dá por empregos formais: [C]. porque os tributos municipais não são causa de migrações; [E], porque o setor terciário é o que oferece maior empregabilidade na economia.
Questão 87
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
O Estado Novo (1937-1945) representou o período que vigorou uma ditadura personalista de Getúlio Vargas. Uma estratégia adotada pelo governo varguista para garantir legitimidade se deu por meio da propaganda a partir do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) que visava exaltar os feitos do presidente, atrelado a uma fonte de censura.
Questão 88
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
Às vésperas do Golpe de 1964, a Igreja Católica, preocupada com o apoio popular às tendências comunistas, buscou apoiar mudanças materiais no campo para impedir o aumento de ideais revolucionários comunistas no país.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
O Comunismo de inspiração soviética era ateu e, por isso, era bastante criticado e combatido pela Igreja Católica. Por considerar que a população pobre é mais sensível a esse tipo de teoria política, o texto aponta que a Igreja, naquele momento histórica, foi favorável ao golpe militar.
Questão 89
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Se acompanharmos o contexto político e jurídico atual, verificaremos que o Poder Judiciário tem sido constantemente chamado a decidir questões de natureza legislativa. Essa tendência de judicialização é própria da democracia brasileira, que não somente em âmbito político, que tem apelado cada vez mais para soluções de natureza jurídica em seus conflitos.
Questão 90
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A alternativa [A] está correta porque a força da hegemonia estadunidense nos cenários internacionais que se seguiram após a Guerra Fria se sustenta, dentre outros fatores, pelo seu poderio bélico, demonstrado pela extensão de suas bases militares pelo planeta. As alternativas incorretas são: [B], porque Rússia e EUA não tem alinhamento geopolítico; [C], porque não ocorreu avanços territoriais sobre Cuba: [D], porque não há alianças entre EUA e Irã; [E], porque a China não faz parte da OTAN.
Questão 91
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Tombuctu, no Reino de Mali, assim como outras cidades africanas, na Antiguidade e no Período Moderno, caracterizou-se por suas atividades comerciais, em especial marfim e escravos, sendo, portanto, ponto importante nas rotas comerciais envolvendo a Europa e a África.
Questão 92
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
O pensamento citado no comando da questão pertence ao Iluminismo, filosofia na qual racionalismo, liberalismo, naturalismo e igualdade civil eram exaltados e defendidos, em oposição clara ao Antigo Regime.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
Podemos dividir os direitos de cidadania em três tipos: civis, políticos e sociais. No contexto europeu, podemos dizer que os primeiros a serem universalizados foram os civis, e isso se iniciou justamente no período histórico que o texto da questão analisa. Assim, os legisladores da época se preocupavam com a questão da propriedade, da liberdade e da igualdade, mas ainda não com o sufrágio universal (direitos políticos) nem com a universalização do ensino (direitos sociais).
Questão 93
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
O texto apresenta uma concepção da atividade filosófica que se caracteriza por uma postura permanentemente crítica em relação a qualquer conhecimento e pela fundamentação racional da investigação intelectual. Assim, a prática filosófica abrangeria a dúvida constante, ou seja, o questionamento de qualquer saber que se pretenda absoluto, em conjunto com a investigação racional da realidade.
Questão 94
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Pelos trechos “(...) os acusar de mais devotos do pau-brasil que dela (...)" e "(...)por mais arraigados que na terra estejam e mais ricos que sejam, tudo pretendem levar a Portugal (...)" fica clara a crítica dos cronistas quanto à retirada das riquezas coloniais por Portugal.
Questão 95
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O trecho faz referência à Insurreição Pernambucana, movimento revoltoso que ajudou Portugal a expulsar os holandeses do Nordeste brasileiro em 1645. Como fica claro, houve maciça adesão da nobreza da terra a partir da promessa de suspensão das dívidas obtidas junto à CIA das Índias Ocidentais. Ou seja, houve interesse econômico por parte dos senhores de engenho na luta.
Questão 96
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Uma das estratégias utilizadas por Hernan Cortez na conquista do Império Asteca foi instigar os povos conquistados pelos astecas e que, por isso, eram submissos a eles, a lutar contra seus dominadores, o que fortaleceu em número o exército espanhol.
Questão 97
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
O DIP - Órgão de comunicação do Estado Novo - buscava, através da propaganda oficial, exaltar os feitos positivos de Vargas e formar uma imagem paternalista e cívica do presidente-ditador. A ideia era, através de tal propaganda, buscar o apoio da população ao governo
Questão 98
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A justiça eleitoral é imune ao incentivo dos mandatários, principalmente se isolada do Poder Executivo e, historicamente, combateu fraudes e crimes eleitorais. Esta questão pode induzir ao erro, fazendo com que apenas o governo varguista, marcado amplamente pela ditadura, seja levado em consideração para a escolha da resposta. Porém, a pergunta não cita apenas este período, já que questiona como a justiça eleitoral atua na democracia, ou seja, em vários momentos de nossa História.
Questão 99
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Em sua obra “A origem do totalitarismo” Hannah Arendt vai criticar a banalização do mal a partir da segregação humana. Essa segregação é alimentada pela biopolítica – políticas de adestramento da vida humana
Questão 100
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O Solipsismo é uma proposição que deriva do cogito ergo sum de Descartes sim. MAS, Descartes não parou nessa proposição, ele se afastou da crença de que só existem, efetivamente, o eu e as sensações desse eu. Ele afirma que o mundo ao nosso redor existe para além de nossas sensações (res extensa) a partir da noção de que Deus (res divina) existe e é uma substância perfeita e boa, não permitindo que nos enganemos sobre as substâncias ao nosso redor. O solipsismo é um tipo de ceticismo e Descartes não corrobora com essa corrente
Questão 101
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O que aproxima o texto da questão do contratualismo é o seu final. Nele fica descrito uma espécie de pacto social onde se firma um contrato de confiança entre os membros de uma sociedade. Esse é um dos princípios do contrato social, principalmente na abordagem hobbesiana que determina como parte fundamental do Estado civil a aceitação de todos do pacto firmado e o não descumprimento dessa aceitação
Questão 102
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
O fim da perseguição aos Cistãos na Roma antiga ocorreu no século IV d.C., como o texto de referência destaca que o encontro foi realizado no século II d.C., podemos perceber que os protagonistas estavam se encontrando em um lugar fechado e secreto para praticarem seus ritos. Portanto, a ambientação pode ser compreendida como uma consequência de decisões políticas do período, que perseguiam o cristianismo.
Questão 103
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A colonização da Nova Inglaterra estabeleceu princípios voltados ao desenvolvimento autossustentado e caracterizado por práticas capitalistas de valores burgueses, dentro da formação de uma nova pátria aos refugiados protestantes, de formação calvinista. No caso, o autor associa a propriedade ao exercício do poder, tornando-o mais bem distribuído.
Questão 104
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, formulada pela Assembleia Constituinte Francesa em 1789, foi fortemente influenciada pelos princípios do iluminismo, baseados na liberdade dos cidadãos e na igualdade de todos perante a lei. Tais princípios, estabelecidos no documento citado, puseram fim à estrutura de opressão e privilégios que caracterizava o Antigo Regime na França.
Questão 105
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Durante a reforma protestante criou-se a ideia de que “o trabalho dignifica o homem”, fazendo com que o homem aceitasse melhor sua condição de exploração dentro das relações de trabalho estabelecidas.