02. Formas de Organização Social, Movimentos Sociais, Pensamento Político e Ação do Estado
Questão 1
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A “liberdade industrial" ocorreu num contexto em que a dependência de Portugal frente à Inglaterra aumentou, fruto do apoio desta última na transferência da Corte para o Brasil. A Inglaterra era um país que se industrializava em um processo de quase 40 anos, produzia em grande escala e ainda recebeu uma série de privilégios de D. João VI, com a Abertura dos Portos e posteriormente com os Tratados de 1810. Dessa forma, o predomínio de produtos ingleses no Brasil minou qualquer possibilidade de desenvolvimento da indústria local.
Questão 2
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O processo de conquista e colonização da América pelos espanhóis esteve ligado à busca de riquezas, fossem elas especiarias ou metais preciosos. O texto, de 1503, retrata a perspectiva de encontrar ouro na região, num momento em que ainda não haviam sido descobertas as grandes minas do México e Peru, e no qual a Espanha ainda buscava uma forma de atingir as índias, demonstrando inclusive as divergências quanto à continuidade do processo expansionista.
Questão 3
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O movimento das Diretas já envolveu todos os partidos de oposição, sindicatos e associações profissionais, reunindo a maior parte da sociedade brasileira em cidades diferentes do Brasil. O país já vivia o processo de abertura desde 1979; os governadores estaduais haviam sido eleitos diretamente, porém a eleição para Presidente da República, marcada para 1985, seria indireta, realizada no Colégio Eleitoral.
Questão 4
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
As ONGS - Organizações Não Governamentais — também conhecidas como Terceiro Setor agrupam agentes sociais que não são integralmente representados pelas instituições governamentais.
Questão 5
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Desde a Guerra de Secessão no século XIX não havia escravidão nos Estados Unidos; no entanto, a autonomia dos Estados possibilitou que leis segregacionistas vigorassem, principalmente nos estados sulistas, amparadas no preconceito racial enraizado na cultura branca em geral. Após a Segunda Guerra Mundial, os movimentos contra o apartheid se intensificaram de formas variadas, destacando-se entre seus líderes o pastor Martin Luther King Jr.
Questão 6
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
A constituição de 1988, também conhecida como constituição cidadã, traz para o brasileira uma série de direitos sociais. Muitas enxergam esta medida como compensatória, visto o período que avinhamos acabado de passar, porém, a verdade é que se torna um momento único na história, dando vida a força social esmaecida por tanto tempo. É apenas nesta constituição que medidas de inclusão social visando a equidade racial são aplicadas.
Questão 7
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A alternativa D é a única correta. Ao se referir à dimensão politica da ética, o texto não está tratando de questões político-partidárias (alternativa A) ou do comportamento ético dos políticos eleitos democraticamente (alternativa E) e sim do impacto da ação individual no meio social, isto é, do seu efeito coletivo e de seu significado político, Deste modo, também, o texto não está ressaltando as afirmações que constam nas alternativas B e C.
Questão 8
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
O sofista Trasimaco defendia a ideia de que não haveria uma concepção ideal de justiça nos homens. Para ele, a justiça não seria, portanto, algo universal, mas resultado de regras aprendidas socialmente pelos homens. Tal visão é diametralmente diferente da concepção platônica de justiça.
Questão 9
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A Constituição em vigor no Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988, chamada de “Constituição Cidadã”, foi escrita no contexto de transição da ditadura do regime miliar para a redemocratização do Brasil. Sua importância se justifica por representar um grande avanço em relação às Constituições anteriores. Dentre as conquistas mais significativas no que concerne ao amplo direito de cidadania destacam-se o direito de voto para os analfabetos, o voto facultativo para jovens entre 16 e 18 anos, os direitos trabalhistas passaram a ser aplicados, além de aos trabalhadores urbanos e rurais, também aos domésticos e a definição do crime de racismo.
Questão 10
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
Os Estados Unidos foram fundados sobre a visão da ética protestante e sobre o espírito do liberalismo econômico. Assim os valores da sociedade americana são fortemente vinculados ao espírito da livre inciativa, da propriedade privada e do capital. A alternativa [A] é falsa. À governança americana está apoiada no liberalismo e no neoliberalismo com participação mínima do Estado sobre o indivíduo. A alternativa [B] é falsa. À sociedade americana por seus preceitos básicos está apoiada na mobilidade social. A alternativa [C] é falsa. Uma das bases da sociedade americana é a propriedade privada. A alternativa [E] é falsa. À sociedade americana é baseada no livre arbítrio individual.
Questão 11
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A alternativa [D] é a única correta, pois a alternativa [A] faz referência ao nepotismo e as alternativas [B], [C] e [E] se referem justamente a atos praticados por governantes despóticos.
Questão 12
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Alternativa escolhida por exclusão. Não houve uma lei específica que garantisse direito de voto a ex-escravos. Um ex-escravo tornou-se eleitor quando, enquanto indivíduo livre, passou a cumprir os requisitos das leis que valiam para todos. O voto secreto foi instituído nas eleições de 1932 e existe ainda hoje, assim como o direito de voto para as mulheres. Ainda hoje o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos. Pode-se considerar que o direito de voto para os analfabetos foi uma grande mudança, instituída pela Constituição de 1988, mas difícil afirmar que é "uma luta histórica" de setores da sociedade.
Questão 13
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Está no artigo V de nossa Constituição que “todos são iguais perante a lei”. Esse princípio, já expresso nas leis gregas, estabelece que a lei não distingue os cidadãos, mas lhes dá direitos e deveres iguais, Isso corresponde a um princípio de isonomia, tal como está expresso na alternativa [A], que é um dos pilares do regime democrático.
Questão 14
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
A ágora era a praça pública onde os cidadãos atenienses discutiam os rumos da cidade.
Questão 15
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Deve-se relacionar o conceito de cultura e diversidade cultural com a necessidade de abordar, nos conteúdos escolares, a cultura africana como elemento que contribui para que se reconheça a história e a formação da sociedade brasileira como fruto da pluralidade étnica presente em nosso território.
Questão 16
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Para coibir a escravidão por dívida, frequente em municípios menos desenvolvidos da Amazônia e do Nordeste, é fundamental incrementar a fiscalização e a repressão do poder público com ações integradas do Ministério do Trabalho, Poder Judiciário e Política Federal. A melhor a posição do país no IDH é fundamental aumentar os investimentos e melhorar a gestão no setor de educação.
Questão 17
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O período mencionado pela questão - entre 1985 e 1989 - corresponde ao governo de José Sarney. No qual foi comum a presença de políticos que fizeram carreira durante a Ditadura — o próprio Sarney, ACM, Paulo Maluf, Ulysses Guimarães, entre outros — nos círculos políticos.
Questão 18
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A Justiça do Trabalho, criação da Era Vargas, procurava ao mesmo tempo garantir os direitos do trabalhador e evitar, ou intermediar, qualquer conflito trabalhista no país, fosse entre patrões e empregados ou entre trabalhador e trabalhador.
Questão 19
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
As Conjurações Mineira e Baiana, a despeito de objetivarem a Independência, tinham bases e ideais diferentes. Dentre esses ideais, a abolição da escravatura: era um desejo da Conjuração Baiana, mas não fazia parte dos ideais da Inconfidência Mineira.
Questão 20
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A persistência do preconceito contra a mulher revela o quanto nosso pensamento continua sendo formado a partir de estereótipos de masculino e feminino tradicionalmente construídos. É nesse sentido que hoje as mulheres continuam a sofrer para ocupar espaços de relevância política, econômica e cientifica em nossa sociedade.
Questão 21
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Nos últimos anos, a crise migratória foi causada pelo aumento dos fluxos de refugiados do Oriente Médio e da África em decorrência de guerras civis, conflitos étnicos e religiosos, além de problemas socioeconômicos. Grande parte dos imigrantes e refugiados migrou em direção à União Europeia. Vários países do Leste Europeu como a Hungria adotaram medidas de repressão e discriminação xenofóbica contra os imigrantes. A construção de um muro de separação e a culpabilização dos imigrantes pelos problemas europeus são práticas claramente discriminatórias, pois simplificam o problema do deslocamento de populações a somente uma questão de gestão. Longe de resolver o problema, tal política termina por reforçar tensões sociais.
Questão 22
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A sociologia durkheimiana pega emprestado das ciências naturais seu modelo de análise científica. Assim é que Durkheim procura tomar a sociologia uma ciência objetiva, com um objeto de análise (fato social) e um método (método sociológico)
Questão 23
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Vargas, ao dirigir a Ditadura do Estado Novo, simpatizava com os regimes totalitários então vigentes na Europa, em especial com o Nazismo. Por isso, a atitude do governo brasileiro de dificultar a entrada de judeus no Brasil.
Questão 24
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Depois de Platão e Aristóteles devemos compreender que a simples aceitação de uma crença qualquer é uma escolha, é um procedimento arbitrário e não mais uma posição mística agraciada por deus ou deuses misteriosos. A respeito do surgimento da filosofia e seu relacionamento com o discurso mítico podemos dizer que existe sempre uma tensão tanto estabelecida pela oposição quanto pelo confronto - pensando a oposição como estabelecimento de métodos e temas absolutamente distintos e o confronto como embate sobre os temas similares. Os filósofos não eram sacerdotes e nem defensores de explicações misteriosas sobre os fenômenos naturais. É importante compreender que se iniciava nessa época uma reflexão sistemática empenhada em estabelecer um conhecimento que não proviesse da Inspiração divina, porém da argumentação pública e da comprovação factual dos argumentos - e a modificação da maneira através da qual as comunidades gregas se estabeleciam (a passagem de uma grande organização fundada em um líder para a pluralidade de líderes de comunidades menores) contribuiu muito para a valorização desse método dialógico de argumentação que exigia a responsabilização do manifestante , por conseguinte, uma sensatez, que não era prioridade em uma explicação mítica. Enfim, vai indicar por último que apesar de a passagem do mito para o lógos ter sido gradual, afinal é muito difícil que aquilo que sustenta uma comunidade seja alterado rapidamente, esta morosidade da substituição não é necessariamente, devida a uma proximidade entre poesia e filosofia. À relação entre ambas existe, porém ela é sempre problemática e instaurada através da tensão.
Questão 25
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia] A busca por uma cidade que atenda a todos os seus moradores põe em xeque o modelo de desenvolvimento capitalista. “Assim, o Estado se toma responsável por valorizar não somente o centro urbano, mas também as regiões periféricas, tradicionalmente aquelas mais carentes de serviços públicos. [Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia] A qualificação social dos serviços públicos em bairros periféricos significa oferecer, ampliar e melhorar a qualidade das “escolas, creches, postos de saúde e centros de lazer, cultura e esportes. Trata-se de uma medida importante para promover a inclusão social e reduzir a segregação socioespacial nas cidades brasileiras caracterizadas por desigualdade social profunda.
Questão 26
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A alegoria descrita no texto remete à ideia do amor como uma busca permanente pela completude, ou pela “parte que falta” para reestabelecer o "todo" original da alma. Assim, o amor seria o desejo daquilo que não se tem, uma falta constituinte do ser humano.
Questão 27
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
A manutenção do sistema capitalista depende tanto da garantia do lucro quanto da disposição das pessoas em viverem nesse sistema. O problema é que a riqueza, na lógica marxista, é produzida pela exploração da classe trabalhadora. Assim, em momentos de crise, os direitos dessa classe são suprimidos em favor da manutenção do sistema.
Questão 28
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Em 1962, na chamada Crise dos Misseis, Fidel Castro e URSS entram em acordo para a instalação de misseis soviéticos em Cuba. Tal acordo gerou reação imediata dos EUA, o que colocou o mundo em estado de tensão devido à possibilidade de um confronto nuclear entre URSS e EUA.
Questão 29
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
O processo de produção histórica é pessoal: cada historiador, ao analisar uma fonte, faz a ela as “perguntas” que acha conveniente para o objeto da sua pesquisa. Nesse sentido, cabe ao historiador deixar claro qual a intenção e o objetivo de suas escolhas de pesquisa.
Questão 30
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A filosofia contratualista, da qual John Locke é representante, parte da noção de que a vida em sociedade demanda a existência de uma ordem social que regule as ações dos indivíduos e garanta a proteção dos direitos naturais de cada membro da sociedade. Para Locke, o estabelecimento de um pacto social, a partir de um contrato, possibilita a manutenção dessa ordem e, por conseguinte, do equilíbrio no convívio em sociedade.
Questão 31
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A filosofia de Epicuro tem como um de seus princípios a moderação dos desejos e dos prazeres, tal como afirma a alternativa [A], única correta.
Questão 32
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O ato de considerar a existência de uma natureza humana comum abre espaço para que todos os seres humanos sejam considerados portadores de uma mesma dignidade. É nesse sentido que se pode criar uma sociedade democrática e que respeite a diversidade cultura.
Questão 33
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O êxodo rural (migração campo-cidade) no Brasil foi intenso principalmente a partir do século XX e causado por fenômenos como: industrialização, urbanização, mecanização do campo, pobreza rural e concentração fundiária.
Questão 34
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Esta questão é essencialmente de interpretação de texto. A comparação entre o padrão moral atual de satisfação pessoal (de “não deveria ter levado a vida baseando-me no que esperavam de mim”) com o padrão de valores tradicionais (como “Deveria ter sido mais obediente a Deus”) revela o caráter temporário de nossas crenças e valores.
Questão 35
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A dúvida citada no texto mostra a importância que o fator religioso tinha para a civilização asteca. A crença no mito da volta de Quetzalcoátl fez o imperador asteca Montezuma demorar a reagir à invasão espanhola nas terras do atual México.
Questão 36
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O texto deixa claro o pensamento aristotélico, segundo o qual a política abrange as outras ciências por ter como finalidade o sumo bem humano. A única alternativa que está de acordo com tal concepção é a [C].
Questão 37
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O método socrático é também conhecido como método dialético. Fazendo perguntas a seu interlocutor, Sócrates tinha a intenção que de que este chegasse a um estado de aporia, para depois poder gerar às suas próprias ideias das coisas.
Questão 38
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia] A existência de um Estado Nacional depende do reconhecimento da comunidade internacional. Assim, a aprovação do status da Palestina como Estado observador corresponde a mais um importante passo no sentido da sua existência formal. [Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia] A alternativa [D] está correta porque em 2012 a ONU reconhece a Palestina como Estado Observador não membro ressaltando o apoio da comunidade internacional a luta histórica do país em ser reconhecido no âmbito político internacional a despeito de protestos de países como Estados Unidos e Israel. As alternativas incorretas são: [A], porque as fronteiras foram estabelecidas no Acordo de Oslo em 1993; [B], porque o fato não incide em melhoria da qualidade de vida dospalestinos; [C], porque a relação entre Palestina e Israel permanece em beligerância; [E], porque a resolução estabelece a Palestina como Estado não membro e dessa forma, não houve equiparação. [Resposta do ponto de vista da disciplina de História] A população palestina vive como refugiada dentro do território do Estado Árabe, requerendo o reconhecimento do seu próprio Estado, desde 1948. O reconhecimento da ONU da Palestina como Estado Observador das Organizações reflete o apoio de parte significativa da comunidade internacional à demanda palestina.
Questão 39
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
O movimento citado no texto é o queremismo. Tal movimento, articulado por Vargas junto às massas populares, visava defender a permanência de Vargas no poder ou a transição de governo através da batuta varguista.
Questão 40
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Os agentes proclamadores da República buscaram forjar novos heróis nacionais para legitimar o novo regime. Dentre os heróis escolhidos estava Tiradentes, cuja figura, para ser exaltada, foi aproximada da imagem crística e colocada como defensora da soberania nacional.
Questão 41
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
De acordo com a ética kantiana, o indivíduo deve guiar-se de acordo com o imperativo categórico, segundo o qual ele deve agir de forma que sua ação possa ser universalizada para todos os indivíduos. O ato de fazer uma falsa promessa de pagamento contraria esse imperativo, pois, se universalizado, criaria uma situação de total instabilidade e desconfiança.
Questão 42
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A existência de populações multiétnicas depende do reconhecimento das diversas etnias no território nacional. Isso somente pode se dar através da universalização de direitos e de um amplo respeito jurídico e social à diversidade.
Questão 43
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A alternativa [B] está correta porque a Aliança do Pacifico é um bloco econômico criado em 2012 com o objetivo de fortalecer a economia dos países membros por meio da integração com vistas a enfrentar a expansão do Mercosul e das importações asiáticas na América do Sul e, portanto, fomentar a competitividade de seus integrantes no mercado externo. As alternativas incorretas são: [A], porque o bloco não promove a circulação de mão de obra e seu objetivo não é esse; [C], porque o fortalecimento da economia dos países membros estimula o IDE (investimentos estrangeiros diretos); [D], porque o objetivo não é o subsídio agrícola; [E), porque o estabelecimento do livre comércio não significa reduzir fiscalização aduaneira.
Questão 44
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A censura à música citada ocorreu devido à indicação de que o povo brasileiro não sabia escolher o Presidente do país. Os censores entenderam que isso representava um deboche ao fato de que na Ditadura Militar os brasileiros não votavam para escolher o mais alto cargo executivo do país.
Questão 45
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A questão está muito mais para interpretação literária do que para história, a não ser pelo fato de o relato sobre a decadência da família Menezes exemplificar os efeitos da desagregação política, social e econômica do país num determinado contexto histórico.
Questão 46
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Como diz Kant em Resposta à pergunta: “O que é Iluminismo?” (1784), a palavra de ordem deste movimento de renovação cultural é “Sapere audef" , isto quer dizer basicamente que os homens deveriam deixar sua menoridade, da qual são culpados,e direcionarem seu entendimento a partir de suas próprias forças, sem a guia de outro (Para uma noção geral sobre o assunto: "). Esta posição perante o mundo possibilitou um movimento em busca da liberdade e de um ideal de independência política, econômica e intelectual. Desta busca nasce, entre muitos outros movimentos, a Independência americana, a Independência haitiana e a Revolução francesa (esta última influenciada pelo pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau). E sendo uma posição opositora dos regimes absolutistas, o Iluminismo almeja a libertação da riqueza e de tudo mais dos mistérios divinos tão presentes no pensamento medieval e influentes neste tipo de Estado absoluto. Tudo passa a ser problema resolvível se o entendimento do homem se empenhar de maneira metodológica. Nada é misterioso. Desta confiança na razão nasce uma reflexão sobre a riqueza e sua administração - Adam Smith, À riqueza das nações (1776), por exemplo. Neste contexto Montesquieu também é importante, na sua obra O Espírito das Leis temos um tratado sobre às relações do poder administrativo e uma teorização sobre a tripartição deste poder (executivo, legislativo e judiciário) de modo a serem separados, porém interdependentes.
Questão 47
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO d
RESOLUÇÃO
Questão48
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
As Reformas de Base propostas por João Goulart buscavam modificar aspectos da vida dos setores mais desfavorecidos do país. Por isso, foi classificada como antidemocrática e socialista pela elite brasileira. Daí a colocação de Jango, explicitando que o conceito de democracia da elite brasileira era classicista.
Questão 49
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O contexto apontado pela questão se caracteriza pela ruptura com o paradigma que fundamentava o processo para a obtenção do conhecimento dito científico dominante até então. À mudança cultural que se processa lança novas bases para atividade intelectual, valorizando o pensamento crítico e racional, o que implica o livre pensar, em contraposição à aceitação dos dogmas religiosos é da autoridade clerical como "verdades reveladas”.
Questão 50
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O castigo por chibatadas, aplicado pela Marinha Brasileira ainda no século XX, é, claramente, derivado dos tempos coloniais, uma vez que os escravos eram punidos pelos seus senhores nos troncos.
Questão 51
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O epicurismo, corrente filosófica criada por Epicuro na Grécia antiga, apresenta uma concepção moral hedonista, a partir da qual a finalidade das ações humanas seria a busca pelo prazer. No entanto, a busca pelo prazer humano, segundo a moral epicurista, deve se assentar no uso da razão, de modo que o indivíduo não seja escravizado pelo desejo, o que levaria a um estado de sofrimento permanente. Seria, portanto, uma postura temperante — ou seja, moderada — diante dos prazeres que tornaria possível ao indivíduo não sofrer por prazeres que não pode obter.
Questão 52
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO D
RESOLUÇÃO
O trecho da obra destacado aborda, a partir da óptica de Agostinho, o questionamento da ideia do caráter eterno de Deus a partir da reflexão sobre o ato da Criação. Trata-se, portanto, de uma compreensão humana sobre o dogma da eternidade divina. Como se infere a partir do trecho “estão ainda cheios de velhice espiritual” em que Agostinho se refere aqueles que questionam o dogma cristão, o pensador apresenta uma crítica à interpretação das ações divinas a partir do intelecto humano. O aluno deve perceber, partindo dessas considerações, que a postura de Agostinho e a dos homens que ele critica reflete um conflito acerca da abrangência do intelecto humano para compreender questões divinas, como a eternidade.
Questão 53
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
A cabine eleitoral é o momento do exercício do voto individual e secreto. Nessa comparação, portanto, a democracia é vista como o exercício da vontade individual, exatamente como está expresso na alternativa [E].
Questão 54
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Filosofia] Os dois textos, não obstante a sua distância temporal, apresentam uma dissociação do ser humano em relação à natureza. Na medida em que ele tenta, através de um método experimental e científico, objetificá-la e descrevê-la, acaba por dela se dissociar, tornando-se atomizado e produzindo situações de desequilíbrio ambiental. [Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia] A afirmativa [A] está correta porque os dois textos indicam uma relação de ruptura entre a sociedade e a natureza e, portanto, uma relação de objetificação do espaço. As afirmativas incorretas são: [B], [C] e [E], porque o criacionismo, o legado ancestral, a cosmovisão holística não descrevem a relação sociedade x natureza descrita nos textos; [D], porque os textos não exaltam o método científico, mas a perturbação da relação sociedade x naturez
Questão 55
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A ideia de livre-arbítrio é o mais conhecido conceito de Agostinho de Hipona. Segundo ele, o ser humano foi criado de forma livre. No entanto, quando se utiliza dessa liberdade para se distanciar do seu fim, ele peca, ou seja, comete o mal e pode ser punido por isso.
Questão 56
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Os dois textos, em momentos históricos distintos, apresentam questionamentos bastante modernos: a utilização da racionalidade como ferramenta de escrutínio da realidade.
Questão 57
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
De acordo com uma visão cartesiana, a natureza deve ser compreendida pela razão, podendo servir às necessidades humanas. Essa concepção é, em certo sentido, próxima àquela descrita no texto da questão.
Questão 58
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela ONU em 1948, introduziu aos direitos civis e políticos já existentes a defesa dos direitos pessoais e de pequenas coletividades, sejam elas religiosas, étnicas ou culturais, o que favorece os grupos vulneráveis ao domínio hegemônico mundial.
Questão 59
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O autor, ao afirmar que a cidade medieval também era um “sistema de organização de um espaço fechado com muralhas, onde se penetra por portas e se caminha por ruas e praças e que é guarnecido por torres", deixa claro que entre os séculos X e XIV coexistiram na Europa Ocidental estruturas de ampliação das atividades urbanas e resquícios da Alta Idade Média, especialmente aqueles relacionados à proteção dos lugares.
Questão 60
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Michel Montaigne é um conhecido filósofo e humanista que inaugurou o ensaio pessoal como uma forma de abordar análises subjetivas e reflexões.
Questão 61
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O Código de Hamurabi estabeleceu o princípio da reciprocidade, no caso de o autor e a vítima pertencerem ao mesmo estamento. Esse princípio é semelhante à Lei de Talião romana e à norma bíblica do “olho por olho, dente por dente”. Seu objetivo central era garantir regras para a comunidade, controlando as relações sociais com duras punições aos transgressores.
Questão 62
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O texto fala sobre a expansão territorial romana durante o período da República. A partir de tal expansão, houve o avanço das fronteiras extrapeninsulares – a ponto de os romanos passarem a chamar o Mar Mediterrâneo de Mare Nostrum – e o crescimento da escravidão de guerra em Roma.
Questão 63
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
Comentário de Filosofia: A compreensão de uma cultura através de pinturas rupestres garante a transmissão do legado de povos ancestrais para a contemporaneidade. Comentário de História: Em sociedades formadas por tradições orais e audiovisuais, a transmissão de conhecimento e a educação costumam ser formadas através da produção de imagens, como no caso referenciado pelo texto, que destaca a produção artística como forma de transmissão de conhecimentos.
Questão 64
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
Na democracia ateniense existiam alguns cargos eletivos, geralmente de caráter administrativo ou judiciário. Todavia, o processo democrático ateniense deve ser considerado direto, pois as decisões mais importantes relacionadas com a pólis eram tomadas pela Ápela, isto é, pela assembleia geral dos cidadãos reunidos em condição de igualdade. Estes últimos, para gozar do direito de cidadania, deviam ser homens livres, maiores de idade, nascidos em Atenas e filhos de pai ateniense.
Questão 65
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O fato de ser reconhecido que toda criança tem direito à educação, sem desconsiderar as diferenças individuais quanto a interesses, habilidades e necessidades, corresponde a uma importante valorização da pluralidade dos educandos, aqui considerados como sujeitos e não simplesmente como objetos da educação.
Questão 66
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Na cartografia social do território brasileiro, grupos remanescentes de quilombos, de aldeamentos indígenas, e outros tantos arranjos de grupos minoritários, adotam estratégias de valorização de sua tradicional produção e autossustento como forma de se inserir na economia regional e nacional sem perda de sua identidade.
Questão 67
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
O bônus ou janela demográfica é o momento em que se observa o maior percentual de PEA (população economicamente ativa) e proporcionalmente a menor de PEI (população economicamente ativa). Isso significa um ótimo momento para gerar riqueza no país pois existe um menor gasto com dependentes e para isso é necessário investir na qualificação de mão de obra a partir de universidades e institutos técnicos.
Questão 68
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A constituição de 1824 instituiu no Brasil o voto indireto (eleitores de paróquia elegem eleitores de província e estes elegem Deputados e Senadores) e o voto censitário (aquele baseado na renda mínima anual).
Questão 69
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
A sociedade colonial foi marcada pelo escravismo, autoritarismo e patriarcalismo. Este último pode inclusive ser percebido pela proibição de mulheres nos batalhões. Foi deste modo a rigidez da estrutura social patriarcal que levou Maria Quitéria a precisar se vestir de homem para se alistar nos batalhões que lutaram nas guerras de independência.
Questão 70
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Os fragmentos transcritos referem-se, respectivamente, a aspectos da política econômica mercantilista (explicitada no texto), praticada pelo Antigo Regime na Idade Moderna, e ao liberalismo econômico proposto por Adam Smith no século XVIII.
Questão 71
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Levando em conta que o Brasil tem uma estrutura democrática, entre cujas diretrizes principais está a igualdade de direitos entre os cidadãos, o direito à assistência da saúde, oferecido pelo Estado a todos os cidadãos por meio do SUS, cumpre os princípios do universalismo e do igualitarismo.
Questão 72
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO A
RESOLUÇÃO
No texto, há a descrição de uma das formas mais eficazes para se criar políticas públicas de grande impacto social: a articulação de diversos órgãos e instituições do serviço público, que passam a atuar conjuntamente para mitigar situações de exploração e para ampliar o acesso da população a seus direitos.
Questão 73
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Como apontam vários sociólogos brasileiros, a modernização brasileira foi conservadora, não realizando uma verdadeira revolução tal qual a passagem do Antigo Regime para a sociedade liberal na Europa e mantendo traços tradicionais e arcaicos na estrutura do país.
Questão 74
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O texto aborda a estratégia de mobilização pela internet adotada pelos Guaranis Pyelito-Kue frente a negação dos seus direitos de permanência em suas terras. Ao utilizarem as redes sociais, o grupo busca o apoio de outros setores e segmentos da sociedade, a nível nacional e internacional.
Questão 75
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Uma minoria é definida arbitrariamente por construções sociais baseadas em relações de poder, não representando um grupo em desvantagem numérica, mas com menos capacidade de influenciar a realidade social.
Questão 76
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O texto faz uma reflexão sobre o processo de integração dos refugiados no seu local de destino e comenta a dificuldade que eles encontram ao se deslocarem para um lugar desconhecido, que não possuem vínculos identitários e culturais, além de não possuírem uma situação de legalidade do ponto de vista do exercício da cidadania plena. Assim, o desenraizamento cultural e a insegurança local são problemas relacionados à transitoriedade.
Questão 77
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO E
RESOLUÇÃO
O trecho faz menção à reestruturação urbana da cidade do Rio de Janeiro, no governo de Pereira Passos, visando dar à cidade “ares europeus”, progressistas, em oposição ao atraso do projeto urbanista do Brasil Império.
Questão 78
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
A questão enfoca um aspecto relevante da Revolta da Vacina (1904), importante manifestação de oposição à imposição da vacinação obrigatória contra a varíola. Com efeito, um dos principais aspectos desse movimento foi a reação das camadas populares (simbolizadas no texto pelo “preto acapoeirado”) à truculência com que o governo, refletindo a posição das elites em relação às massas, impôs aquela medida de caráter sanitarista.
Questão 79
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO C
RESOLUÇÃO
Enquanto dado demográfico, o aumento na expectativa de vida representa um envelhecimento da população de um determinado país, o que aumenta a pressão sobre o sistema previdenciário - isto é, sobre a demanda por aposentadoria, que passa a exceder o valor captado por órgãos como o INSS na forma de contribuições. Assim, para buscar um desafogamento desse sistema, políticas como a redução do valor da aposentadoria, de maneira a adiar a aposentadoria dos trabalhadores mais jovens, começam a ser implementadas pelos estados.
Questão 80
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
Embora o espaço se apresente cada vez mais fluido, permitindo a circulação cada vez maior de mercadorias e capitais no mundo contemporâneo, há também cada vez mais restrições à circulação de pessoas, especialmente de imigrantes oriundos de países pobres em direção a nações mais ricas gerando grandes contradições.
Questão 81
GABARITO E RESOLUÇÃO
GABARITO B
RESOLUÇÃO
O efeito inesperado para aquele que tenta suprimir/submeter o outro é não conquistar seu domínio na íntegra e o texto revela que, mesmo frente a abusos de ordem a coagir o jovem, este permanece à parte da dominação.